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Primeiramente quero registrar que a experiência de ter conhecido a Turma dos Alunos de Administração do 1º e 2º Semestres da UNIESP foi excelente, pois a participação de vocês tornou o momento alegre, divertido, lúdico. Espero que tirem proveito máximo no seu dia a dia. Segue resumão abaixo, para relembrar alguns pontos...
Estou à disposição,
Talita Godoy
OBS: Veja também a postagem do link abaixo, como complemento desta palestra:
http://talitacomunica.blogspot.com.br/2011/02/comunicacao-interpessoal-estrategias.html
Processos Organizacionais:
Comunicação Interna e Gestão de Pessoas
Comunicação Interna e Gestão de Pessoas
Do latim, COMMUNICARE: tornar
comum, compartilhar, partilhar, associar, trocar opiniões, conferenciar.
Para Kunsch (2003): “comunicação é
um ato de comunhão de ideias e o estabelecimento de um diálogo. Não é
simplesmente a transmissão de informações”.
Comunicação voltada aos envolvidos
numa organização empresarial (colaboradores).
Para Torquato (2010), a C.I. tem a
missão de “contribuir para o desenvolvimento e manutenção de um clima positivo,
propício ao cumprimento de metas estratégicas da organização, ao crescimento
continuado de suas atividades e serviços e à expansão de suas linhas de
produtos”.
Exemplos de veículos de Comunicação
Interna: Jornal Interno; Boletim Informativo; Mural; Intranet; Site Corporativo;
Comunicados; Totens; Clipping.
Exemplos de conteúdo: Notícias sobre
a empresa e seus setores; Notícias referentes aos produtos e serviços; Dados
qualitativos e quantitativos; Seções fixas: notícias, entrevistas, agenda,
coluna social e outros. Foco no público interno.
O Manual de Procedimentos responde o
que deve ser feito e como deve ser feito. Manter o colaborador informado sobre
as atividades que deve realizar; Deve ser elaborado pensando nas dúvidas e
dificuldades que o colaborador possa encontrar no seu dia a dia; Conter
informações claras, simples, objetivas; Certificar-se da compreensão dos
usuários antes de publicá-lo.
Na Gestão de Pessoas: Manter o
colaborador informado sobre as atividades que deve realizar; Deve ser elaborado
pensando nas dúvidas e dificuldades que o colaborador possa encontrar no seu
dia a dia; Conter informações claras, simples, objetivas; Certificar-se da
compreensão dos usuários antes de publicá-lo.
Em
que posso ajudar?
Canal Sensorial: Meio pelo qual se
destaca a forma de processar o que a pessoa fala e ouve. Para cada um, a ênfase
é maior num dos três canais. Para saber qual se destaca, basta prestar atenção
no vocabulário mais usado pela pessoa com quem você estiver conversando. Repare
nas palavras que ela mais usa e passe a usá-las também, assim haverá maior
interação.
VISUAIS: “Vejo que você...” / “vejo a
situação da seguinte forma...” / “meu foco está em...”
AUDITIVOS: “diga o que você pretende...” /
“você não me ouve...” / “sou todo ouvidos...”
CINESTÉSICOS: “sinto que isso vai dar certo...” /
“peguei a sua ideia...” / “as bases são sólidas...”
OBS: do grego, KINEN, significa
movimento muscular, indica reações corporais e emocionais, prático.
A VOZ
O controle da
voz produz serenidade, tranquilidade por meio das variações da melodia da fala;
Volume adequado, velocidade média,
dando clareza ao que se diz;
Uso da naturalidade na voz; conforto
sem esforço; expressão de confiança;
A voz não precisa ser “bela”, mas
agradável: elaborada e firme no trabalho, descontraída e informal em casa.
Identidade:
Expresse o que você é pelo tom de voz.
Algumas características da voz:
Som produzido pelas cordas vocais;
Forma de gerar sensações nos
ouvintes;
Extensão da personalidade do
falante; nos identifica como uma impressão digital;
Meio essencial de atingirmos o
outro;
Marca o seu modo de agir;
Desperta o imaginário.
Qualidades
da voz:
O controle da voz produz serenidade,
tranquilidade por meio das variações da melodia da fala;
Volume adequado, velocidade média,
dando clareza ao que se diz;
Uso da naturalidade na voz; conforto
sem esforço; expressão de confiança;
A voz não precisa ser “bela”, mas
agradável: elaborada e firme no trabalho, descontraída e informal em casa.
Identidade:
Expresse o que você é pelo tom de voz.
Características
na voz
Emoção: voz baixa, monótona, sem energia –
expressa tristeza. Voz com brilho, modulação, forte – expressa alegria;
Função: Professora primária: suavidade;
Militar: alto, firme e forte. Combine a sua voz com o momento;
Personalidade: voz forte em uma negociação pode
passar ideia de autoritarismo ou arrogância, assim como a voz fraca pode
transparecer insegurança;
DICAS
Estrutura física: as vozes dão “pistas” sobre o
interlocutor desconhecido, como idade, sexo, nível sociocultural e econômico.
Postura corporal: transmite mensagens não verbais.
Alongamento: mantém o corpo flexível e boa
postura. Reduz tensões musculares, relaxa o corpo, ativa a circulação, melhora
a atenção, entre outros benefícios.
Relaxamento: técnica física que auxilia em
estados de estresse, tensão muscular, revigora o físico.
Postura ao falar: demonstra as suas verdades, por
exemplo: se a conversa está interessante, os interlocutores mantém o olhar um
no outro e o corpo levemente inclinado
na direção um do outro.
Conclusões
Esteja atendo ao que se diz e ao
“como” se diz algo;
O “corpo fala” – linguagem não
verbal;
Ouvir é tão importante ou mais do
que falar;
Na gestão de pessoas é fundamental
ser solícito, importar-se com o “em que posso ajudar?”;
Feedback: apresente os pontos a
melhorar, em seguida reforce as
qualidades;
Colaborador bem informado trabalha
mais e melhor;
Sendo colaborador: busque as
informações. Sendo gestor: sempre forneça as informações. Certifique-se da
compreensão dos colaboradores.
Para
Refletir
“Você
não pode controlar quão eficientemente o outro ouve, mas tem controle sobre a
eficácia com que envia a sua própria mensagem”
(Harvey
Robbins)
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