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terça-feira, 30 de abril de 2013

F.MKT - resumo da aula 01 - II Bimestre



FUNDAMENTOS DE MARKETNG 
Aula 1 – II Bimestre (23/04/2013)


   O conceito de Marketing é uma filosofia empresarial que começou a se estruturar a partir dos anos 1950. Afirma que a chave para atingir os objetivos da organização consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvo e satisfazê-los mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes (Kotler, 1991, p. 46).

Theodore Levitt estabeleceu um claro contraste entre os conceitos de vendas e marketing. Observe a ênfase para cada conceito no quadro abaixo:

Vendas
Marketing
Necessidades do vendedor
Necessidades do comprador
Reverter seu produto em dinheiro
Satisfazer com o produto
Perspectiva de dentro para fora
Perspectiva de fora para dentro

O conceito de marketing apoia-se em quatro pilares principais: mercado, orientação para o cliente, marketing integrado e lucratividade.

O conceito de vendas tem perspectiva de dentro para fora. Começa com a fábrica, parte dos produtos existentes na empresa e recomenda ênfase em vendas e promoção para obtenção de vendas lucrativas. Já o conceito de marketing tem uma perspectiva de fora para dentro. Começa com um mercado bem definido, enfatiza as necessidades do cliente, coordena todas as atividades que afetarão os clientes e obtém lucro através da satisfação do consumidor. Em síntese, o conceito de marketing é voltado para o mercado, orientado para o cliente, é esforço integrado de marketing com o objetivo de criar a satisfação do cliente como a chave para satisfazer aos objetivos da organização.

ATIVIDADE:
Escolha uma palavra qualquer (substantivo), e anote no canto da sua folha de atividades. Desenvolva um texto, pelo ponto de vista de vendas, ou seja, com a finalidade de reverter o seu objeto de venda em lucro. Faça um segundo texto, do ponto de vista do marketing, ou seja, com ênfase no cliente, em sua satisfação ao obter aquele produto oferecido (sua palavra escolhida). Não mude a palavra, use a “primeira” que lhe veio à mente no começo do exercício.

Elementos do conceito de marketing:

Ênfase no mercado: nenhuma empresa pode operar em cada mercado e satisfazer cada necessidade. As empresas agem melhor quando definem os limites de seus mercados com cuidado e preparam um plano de marketing específico para cada mercado-alvo. Exemplo: Um fabricante de carro pode pensar em fazer carros, pick-ups, carros-esporte e carros de luxo. Mas essa ideia é menos precisa do que definir um mercado-alvo.  Ele influenciará grandemente o estilo a ser fabricado, de acordo com as necessidades do mercado-alvo.

Orientação para o cliente: uma empresa pode definir seu mercado cuidadosamente e ainda falhar na orientação para o cliente.  A orientação para o cliente requer que uma empresa defina bem as necessidades do cliente, a partir do próprio cliente e a partir de si mesma, pois todo produto envolve dificuldades e a administração não vai saber isso sem falar com os clientes e pesquisá-los. Desse modo, um comprador de carro gostaria de um carro de elevado desempenho, que nunca desse defeito, que fosse seguro, de estilo atraente e barato. Como todas essas virtudes não podem estar juntas em um carro, os desenhistas de carro devem optar não por aquilo que os agrada e sim pelo que os consumidores preferem ou esperam. O objetivo, enfim, é fazer a venda satisfazendo as necessidades do cliente.
Por que é tão importante satisfazer o cliente? 

Basicamente porque as vendas da empresa, a cada período, vêm de dois grupos: novos e antigos clientes. Custa sempre menos atrair novos clientes do que manter os atuais. Desse modo, manter o cliente é o mais crítico do que atraí-lo. A chave para manter o cliente é satisfazê-lo, e um cliente satisfeito:

1.       Compra de novo.
2.       Fala favoravelmente, com os outros, sobre a empresa.
3.       Presta menos atenção às marcas e à propaganda do concorrente.
4.       Compra outros produtos que a empresa colocar no mercado mais tarde.

Quando a empresa cria um cliente satisfeito, ele fala, em média, a três pessoas sobre a experiência de um bom produto; já um insatisfeito reclama para onze, isso verbalmente, sem levar em conta o uso das redes sociais. Uma dessas pessoas que ouviu a história ruim repassa para mais onze e assim por diante. Pense que uma coisa ruim anda mais longe e mais rápido do que uma coisa boa e pode facilmente arruinar a opinião pública sobre uma empresa.

Lembre-se: ouvir não é o suficiente, a empresa deve responder de modo positivo às queixas.

Marketing Integrado: Infelizmente, nem todos os empregados de uma empresa são orientados ou motivados a trabalhar em função do cliente. Marketing integrado significa duas coisas: primeiro, as várias funções de marketing, força de vendas, propaganda, pesquisa de marketing etc., devem ser integradas entre si. Com frequência a força de vendas deixa louco o pessoal de marketing ao estabelecer um preço muito alto ou uma quota muito elevada; ou o diretor de propaganda e o gerente de produto não chegam a um acordo sobre a melhor campanha de propaganda para a marca. Essas funções de marketing devem ser integradas do ponto de vista do cliente.

Segundo, marketing deve estar bem integrado com os outros departamentos da empresa; marketing não funciona se for um mero departamento, só funciona quando todos os funcionários reconhecem a importância da satisfação do consumidor. Por esta razão, o conceito de marketing exige que a empresa desenvolva tanto o marketing interno como o externo.

Marketing externo é a tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários capazes de servir bem aos clientes. Aliás, o marketing interno deve preceder o externo. Não faz sentido divulgar os serviços da empresa antes que ela esteja pronta para oferecer serviços de qualidade.

Rentabilidade: o objetivo do conceito de marketing é ajudar as organizações a atingir suas metas. No caso das empresas privadas, a principal meta é o lucro e no caso de organizações públicas e sem fins lucrativos, é sobreviver e obter fundos suficientes para desempenhar o seu trabalho. Mas o segredo não é almejar lucros e sim consegui-los como resultado de um trabalho bem feito.
Enquanto o pessoal de vendas geralmente se preocupa em atingir certo volume de vendas, marketing se preocupa em identificar oportunidades de obter lucro. Ter um departamento de marketing não quer dizer que a empresa é orientada para o mercado. A empresa tem operações de marketing, mas mesmo assim pode não ver o quadro todo e acaba não se adaptando às novas necessidades do cliente e da concorrência. A maioria das empresas não entende ou abraça o conceito de marketing até serem levadas pelas circunstâncias. 



Referência: 
Kotler, 2006.


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