***Circulou na Internet que...
Nas relações humanas no trabalho, existem 3 importantes regras:
Regra número 1:
Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar
de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos
depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar.
Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém
estável, não importa quanto tempo passe.
Exemplo: Se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1999 e a
pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2009.
Regra número 2:
A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma
desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo.
Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado,
e com juros.
Regra número 3:
Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante
algum tempo,parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor
amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa
que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa.
Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir
alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.
Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão
de amigos e apenas meia dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas
não é!
A 'Lei da Perversidade Profissional' diz que, no futuro, quando você precisar
de ajuda, é provável que quem mais possa ajudá-lo é exatamente um daqueles
poucos inimigos.
Muito
cuidado ao tentar prejudicar um colega de trabalho.
Amanhã
ou depois você pode depender dele para alguma coisa!
Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo,
o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são
exatamente aqueles que têm boa memória.
"Na natureza não existem recompensas nem castigos.
Existem
conseqüências."
AUTOR: MAX GEHRINGER
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