Que orgulho das minhas alunas
do Secretariado Executivo!!!
Foi a frase que deixou muita gente com óooodio de mim, raiva, bronca, ciúmes, inveja e mais um monte de sentimentos estranhos, que misturam o bem e o mal querer.
Cabem, aqui, dois tipos de análise muito interessantes: uma, sobre o limite entre a admiração e o resto de mal e a outra, sobre o quanto acreditar nos move a uma série de realizações surpreendentes.
Quero mencionar apenas a segunda e registrar aqui o quanto fez bem, tanto a mim como ao grupo, ter fé numa reviravolta e agir para que isso acontecesse. No começo, a necessidade era fazer com que as alunas abrissem os livros, sem medo ou preconceitos, para ler, e ler muito! Os benefícios seriam no mínimo dois: abrir a mente, ampliar o vocabulário, fazendo com que elas tivessem base para escrever melhor e trazer a fundação teórica à luz do entendimento para começarmos o TCC.
Com os livros em mãos, o desafio foi conseguir com que colocassem no papel pelo menos umas duas páginas de texto, escritas de forma certa ou errada, para ser um ponto de partida. Surgiu a ideia de desafiar cada uma a produzir um artigo próprio, que seria o seu capítulo do TCC. Dadas as devidas orientações, com uma a uma, dia a dia, sentamos juntas e fomos progredindo aula a aula, sem perda de tempo. Logo, todas aprenderam a fazer citação direta, indireta, referências, apud, nota de rodapé, margens, apêndices, anexos, ufa... todo o necessário para a entrega da parte I do nosso desafio.
A escolha dos temas se deu em torno da composição do trabalho em grupo, passeando pelo histórico do secretariado, passando pela revolução tecnológica e suas interferências no perfil dos profissionais da área, à ética, etiqueta, e intraempreendedorismo, um novo tema que se instaura no meio administrativo. O foco mais amplo foi o perfil da secretária, atuando como assistente executiva multitarefa. Cada artigo abordou a profissão e seus desafios para os dias atuais, que vem crescendo conforme a tecnologia proporciona novas ferramentas de atuação no campo do secretariado. Temas pertinentes, atuais, dignos de uma publicação oficial. Vamos pensar nisso?!
Missão dada, missão cumprida!
Elas conseguiram, deram conta lindamente e provaram, a si mesmas, o seu valor intelectual, que saiu de um estágio e entrou em outro, bem mais elevado. Por isso não há como não me orgulhar "muito" da capacidade delas e ver cumprida a promessa de que este seria um divisor de águas, um "UP" na vida acadêmica. Elas agora são outras, mas mesmas na essência, mas se tornaram pessoas evoluídas pelo simples fato de terem produzido o primeiro artigo acadêmico. E não é para qualquer um, não! Por isso ficou esse gostinho de vitória tão bom de saborear... gosto de "sim, eu posso"!
Sei que elas podem muito mais, e depois da experiência da produção do artigo elas vão adiante, vão longe, onde a imaginação disser que elas podem ir. E assim espero, que as oportunidades venham e elas agarrem para aproveita ao máximo.
MENINAS: QUE ORGULHO DE VOCÊS....PARABÉNS, E VAMOS EM FRENTE....
FIM DO ANO VEM A BANCA DE TCC......!!!!!!!!!!!!
Parafraseando nosso novo coordenador: avante, pois!
Com carinho,
Talita Godoy
12/10/2014