REFLEXÕES E TEORIAS DA
COMUNICAÇÃO
O que é comunicação?
- Meio de interagir socialmente?
- Meio de criar laços afetivos entre pessoas e grupos?
- Meio de expressão de sentimentos, pensamentos e outros?
- Estratégia para exposição de ideologias?
- A comunicação é um meio ou um fim?
Como se dá a comunicação?
- Via tecnologia: telefone celular, internet, redes sociais;
- Veículos de massa tradicionais: televisão, rádio, jornal impresso, revista;
- Por meio da arte: música, poesia, artes plásticas,
- De forma interpessoal: meio verbal (uso da linguagem falada ou escrita) e não verbal (postura corporal, gestos, movimento facial, vestimenta, comportamento).
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O que você observa na figura abaixo? As pessoas estão interagindo? Há sinais de comunicação verbal e/ou não
verbal? Você é capaz de se expressar em silêncio?
Definição de Comunicação:
Algumas delas: compartilhar, tornar
comum, dialogar, trocar informações, dar e receber feedback.
A comunicação vai além do
fornecimento de dados e informações. Ela indica “ação” (como numa via de mão
dupla, onde há uma resposta).
Para Aristóteles, o objetivo da
comunicação é persuadir, influenciar.
A oratória é a arte da persuasão
por meio da palavra falada. Segundo os gregos, o político não só deve ter bons
argumentos como deve, também, convencer seu auditório.
Campos de estudos da comunicação:
funcionamento social, poder, conhecimento, política, democracia, economia,
tecnologia, psicologia.
Comunicação em ação
Estudar o fenômeno da comunicação
implica considerar a forma em que se estruturam, produzem e recepcionam os
diferentes tipos de mensagens. Também se pode centrar no estudo das ideias e
valores que circulam através dos meios e as relações de poder que se vinculam
através deles.
Também se pode analisar as
possibilidades de produzir, receber e de participação nas mensagens, conforme
determinados grupos, classes e nacionalidades;
Além da reflexão acerca das
tecnologias, a comunicação aborda o estudo e análise dos acessos e usos que se
dão a essas ferramentas pelos distintos atores e setores sociais.
A reflexão
sobre a comunicação como fenômeno social data de tempos remotos. A sociedade é
impensável sem comunicação e, como toda atividade humana, é uma prática
completa e cheia de aspectos fascinantes.
A intensa
atividade política na antiga Grécia obrigou a sistematizar o processo de
comunicação. O objetivo: convencer o auditório. Em sua “Retórica”, Aristóteles
define os componentes da comunicação:
Os termos
“Comunicar” e “Comunicação” aparecem pela primeira vez na língua francesa na
segunda metade do século XIV.
Em seu sentido
básico, supõem uma ação comunitária de participar em comum, colocar em relação
e remetem ao vocábulo latino “communicare”. Em inglês, são provenientes da raiz
“communis”.
Ao se
comunicar, as pessoas coparticipam, convivem. Na Idade Média adotou-se à ação
de comunicar o sentido de “atuar em comum”.
A palavra
“religião” tem um sentido parecido: vem do latim, “religare”, reunir, juntar.
Influências do capitalismo
O capitalismo
comercial provocou mudanças no sentido “comunitário” da expressão. No século
XV, os objetos de uso diário se tornam “mercadorias”, bens que se podem comprar
e vender. E nesse contexto, a ideia de comunicação se translada a um objeto,
torna-se algo que pode ser trocado, comercializado.
O capitalismo
industrial, a partir do século XVII, e fundamentalmente do século XVIII, gera
um crescimento nas fábricas, na produção e no consumo. O comércio cada vez
maior de mercadorias requer o desenvolvimento de sistemas e canais eficazes
para seu tráfego.
Transmissão
O termo
comunicar – originalmente ligado a ideia de compartilhar, participar em comum
ou colocar em relação – se entende como transmissão de um ponto a outro. Este
significado predomina no século XIX com o surgimento da prensa e logo, no
século XX, com o surgimento de meios de comunicação massiva (ou de massa).
Meios de
comunicação: rádio, televisão, jornais, revistas e outros, num processo unidirecional.
Teoria Matemática de Shannon
A teoria
matemática da informação foi desenvolvida em 1948, pelo engenheiro
eletrotécnico e matemático Claude Elwood Shannon e Waren Weaver, com o desafio
de encontrar uma maneira de comunicar a maior quantidade de mensagens com a
menor interferência e o menor custo possível. A preocupação não é com a parte
humana, e sim com a tecnológica.
Elementos da comunicação
Mensagem: se refere a palavra mesma, ou
o sinal utilizado (falada, escrita);
Codificador ou emissor: aparato que
transforma a informação em uma modulação física suscetível de ser transmitida
por um canal. Por exemplo, o telefone transforma a voz em oscilações elétricas,
quer dizer, cumpre a função das cordas vocais sobre a voz falada;
Canal: é o meio utilizado para
transmitir o sinal desde o emissor ao receptor;
Decodificador ou receptor: efetua,
geralmente, a operação inversa à realizada pelo emissor, decodificando o sinal
para construir a mensagem (interpretação, compreensão da informação que lhe foi
passada);
Destino ou destinatário: pessoa a quem
chega a mensagem;
Ruído: qualquer fenômeno perturbador
que venha a interferir na recepção.
Ruídos na comunicação
O ruído é a
presença externa e aleatória de interferências que impedem a perfeita
correspondência entre os polos na comunicação (emissor e receptor).
À medida em
que o ruído aumenta, a comunicação se torna menos eficaz.
O conceito de
comunicação é, portanto, oposto ao conceito de ruído.
A informação é
a quantidade mínima de unidades que permitem ao receptor reconstruir a mensagem
de maneira correta.
Quanto mais
clara a informação, menos elementos se necessitam para ser compreendida, e mais
protegida contra os ruídos.
O ruído causa
distorções que podem comprometer a boa recepção da mensagem.
O modelo
matemático de Shannon considera apenas os fatores técnicos da comunicação, não
considerando os aspectos humanos envolvidos.
Norbert Wiener
(1894 – 1964) foi professor de Shannon. Ele trabalhou a noção de feedback em
1948, vendo o processo de comunicação pelo viés sociológico, ou seja, pelas
condutas humanas e sociais, o que se distancia do esquema linear de Shannon.
O feedback
implica naquilo que chega no final do processo de comunicação, que provoca uma
reação no receptor. Esta reação também pode influir no polo emissor.
O esquema de
Wiener surge de uma preocupação pelo funcionamento técnico das máquinas. Por
isso, quando se transmite, a comunicação humana pode parecer algo abstrato.
Por exemplo
numa briga: um fala alto, o outro responde alto também, e o primeiro aumenta
ainda mais o tom de voz e assim sucessivamente (retroação positiva, onde ambos
fazem o mesmo). Em vez de elevar a voz, um deles poderia simplesmente reclamar,
de forma educada ou pedir desculpas e não reagir elevando a voz, como o outro
(retroação negativa).
Assunto amplo que não para por aí!
Saiba mais em:
FONTE: Comunicacion para principiantes
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