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sexta-feira, 15 de abril de 2016

Reflexões e teorias da comunicação - Parte I



REFLEXÕES E TEORIAS DA COMUNICAÇÃO



O que é comunicação?
  •   Meio de interagir socialmente?
  •   Meio de criar laços afetivos entre pessoas e grupos?
  •   Meio de expressão de sentimentos, pensamentos e outros?
  •   Estratégia para exposição de ideologias?
  •   A comunicação é um meio ou um fim? 

Como se dá a comunicação?
  •   Via tecnologia: telefone celular, internet, redes sociais;
  •   Veículos de massa tradicionais: televisão, rádio, jornal impresso, revista;
  •   Por meio da arte: música, poesia, artes plásticas,
  •   De forma interpessoal: meio verbal (uso da linguagem falada ou escrita) e não verbal (postura corporal, gestos, movimento facial, vestimenta, comportamento). 


·         O que você observa na figura abaixo?  As pessoas estão interagindo?  Há sinais de comunicação verbal e/ou não verbal? Você é capaz de se expressar em silêncio?







Definição de Comunicação:

Algumas delas: compartilhar, tornar comum, dialogar, trocar informações, dar e receber feedback.

A comunicação vai além do fornecimento de dados e informações. Ela indica “ação” (como numa via de mão dupla, onde há uma resposta).

Para Aristóteles, o objetivo da comunicação é persuadir, influenciar.

A oratória é a arte da persuasão por meio da palavra falada. Segundo os gregos, o político não só deve ter bons argumentos como deve, também, convencer seu auditório.

Campos de estudos da comunicação: funcionamento social, poder, conhecimento, política, democracia, economia, tecnologia, psicologia.



Comunicação em ação

Estudar o fenômeno da comunicação implica considerar a forma em que se estruturam, produzem e recepcionam os diferentes tipos de mensagens. Também se pode centrar no estudo das ideias e valores que circulam através dos meios e as relações de poder que se vinculam através deles.

Também se pode analisar as possibilidades de produzir, receber e de participação nas mensagens, conforme determinados grupos, classes e nacionalidades;

Além da reflexão acerca das tecnologias, a comunicação aborda o estudo e análise dos acessos e usos que se dão a essas ferramentas pelos distintos atores e setores sociais.

A reflexão sobre a comunicação como fenômeno social data de tempos remotos. A sociedade é impensável sem comunicação e, como toda atividade humana, é uma prática completa e cheia de aspectos fascinantes.
A intensa atividade política na antiga Grécia obrigou a sistematizar o processo de comunicação. O objetivo: convencer o auditório. Em sua “Retórica”, Aristóteles define os componentes da comunicação:






Os termos “Comunicar” e “Comunicação” aparecem pela primeira vez na língua francesa na segunda metade do século XIV.
Em seu sentido básico, supõem uma ação comunitária de participar em comum, colocar em relação e remetem ao vocábulo latino “communicare”. Em inglês, são provenientes da raiz “communis”.
Ao se comunicar, as pessoas coparticipam, convivem. Na Idade Média adotou-se à ação de comunicar o sentido de “atuar em comum”.
A palavra “religião” tem um sentido parecido: vem do latim, “religare”, reunir, juntar.

Influências do capitalismo

O capitalismo comercial provocou mudanças no sentido “comunitário” da expressão. No século XV, os objetos de uso diário se tornam “mercadorias”, bens que se podem comprar e vender. E nesse contexto, a ideia de comunicação se translada a um objeto, torna-se algo que pode ser trocado, comercializado.

O capitalismo industrial, a partir do século XVII, e fundamentalmente do século XVIII, gera um crescimento nas fábricas, na produção e no consumo. O comércio cada vez maior de mercadorias requer o desenvolvimento de sistemas e canais eficazes para seu tráfego.

Transmissão

O termo comunicar – originalmente ligado a ideia de compartilhar, participar em comum ou colocar em relação – se entende como transmissão de um ponto a outro. Este significado predomina no século XIX com o surgimento da prensa e logo, no século XX, com o surgimento de meios de comunicação massiva (ou de massa).

Meios de comunicação: rádio, televisão, jornais, revistas e outros, num processo unidirecional.


Teoria Matemática de Shannon

A teoria matemática da informação foi desenvolvida em 1948, pelo engenheiro eletrotécnico e matemático Claude Elwood Shannon e Waren Weaver, com o desafio de encontrar uma maneira de comunicar a maior quantidade de mensagens com a menor interferência e o menor custo possível. A preocupação não é com a parte humana, e sim com a tecnológica.


Elementos da comunicação

Mensagem: se refere a palavra mesma, ou o sinal utilizado (falada, escrita);
Codificador ou emissor: aparato que transforma a informação em uma modulação física suscetível de ser transmitida por um canal. Por exemplo, o telefone transforma a voz em oscilações elétricas, quer dizer, cumpre a função das cordas vocais sobre a voz falada;
Canal: é o meio utilizado para transmitir o sinal desde o emissor ao receptor;
Decodificador ou receptor: efetua, geralmente, a operação inversa à realizada pelo emissor, decodificando o sinal para construir a mensagem (interpretação, compreensão da informação que lhe foi passada);
Destino ou destinatário: pessoa a quem chega a mensagem;
Ruído: qualquer fenômeno perturbador que venha a interferir na recepção.
  



Ruídos na comunicação

O ruído é a presença externa e aleatória de interferências que impedem a perfeita correspondência entre os polos na comunicação (emissor e receptor).

À medida em que o ruído aumenta, a comunicação se torna menos eficaz.

O conceito de comunicação é, portanto, oposto ao conceito de ruído.

A informação é a quantidade mínima de unidades que permitem ao receptor reconstruir a mensagem de maneira correta.

Quanto mais clara a informação, menos elementos se necessitam para ser compreendida, e mais protegida contra os ruídos.

O ruído causa distorções que podem comprometer a boa recepção da mensagem.

O modelo matemático de Shannon considera apenas os fatores técnicos da comunicação, não considerando os aspectos humanos envolvidos.


 Feedback

Norbert Wiener (1894 – 1964) foi professor de Shannon. Ele trabalhou a noção de feedback em 1948, vendo o processo de comunicação pelo viés sociológico, ou seja, pelas condutas humanas e sociais, o que se distancia do esquema linear de Shannon.

O feedback implica naquilo que chega no final do processo de comunicação, que provoca uma reação no receptor. Esta reação também pode influir no polo emissor.

O esquema de Wiener surge de uma preocupação pelo funcionamento técnico das máquinas. Por isso, quando se transmite, a comunicação humana pode parecer algo abstrato.

Por exemplo numa briga: um fala alto, o outro responde alto também, e o primeiro aumenta ainda mais o tom de voz e assim sucessivamente (retroação positiva, onde ambos fazem o mesmo). Em vez de elevar a voz, um deles poderia simplesmente reclamar, de forma educada ou pedir desculpas e não reagir elevando a voz, como o outro (retroação negativa).


Assunto amplo que não para por aí!

Saiba mais em:








FONTE: Comunicacion para principiantes



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