Fundamentos de Marketing – resumo da
aula 01 (13/03/2013)
Começamos por uma
atividade de suma importância, porém, de forma diferente do tradicional. A orientação foi a seguinte: em
duplas, faça uma breve entrevista com o seu colega, para saber quem ele é. Em
seguida, apresente-o aos demais colegas da sala.
Reflita um pouco
e responda: o que fizemos foi marketing? Por quê?
Algumas palavras
surgiram nas respostas, como: venda; valor; qualidade; fidelização;
apresentação; produto; exposição; divulgação; características; estratégia;
planejamento; pesquisa; imagem; mercado; consumo; troca; impacto; informação; comunicação;
marketing pessoal; público e aceitação.
Todas elas fazem parte
no universo do Marketing, usaremos muito a partir de agora, procurando
compreender o sentido e aplicação devida em cada situação pertinente. Se nenhuma dessas palavras foi usada na atividade escrita, tem algo errado... mas que bom, todos usaram ao menos duas ou três!
O debate dessas ideias
foi caloroso, pois nem todos concordaram que sim, o que fizemos em sala de aula
foi uma ação de marketing. Na opinião dos que negaram, tratava-se de uma
apresentação pessoal, e não de um produto exposto à venda.
Isso nos inspira a
pensar se toda venda envolve dinheiro e lucro. Mais ainda, nos leva a refletir
sobre a questão do marketing pessoal. A exposição de suas qualidades,
habilidades e conhecimentos, o levou a conquistar um emprego, fazer amizades,
contatos proveitosos para que um dia, no futuro, novas oportunidades surjam.
Nesse caso o lucro foi algum aspecto positivo que você ganhou e que pode trazer
benefícios e lucratividade financeira em algum momento. Não necessariamente
aqui e agora, mas se houve uma troca de informações que geram benefício, o
benefício pode ser considerado o seu lucro.
Definição de Marketing
(KOTLER, 2005, p. 06):
“Podemos estabelecer
uma distinção entre as definições sociais e gerenciais de marketing. De acordo
com uma definição social, marketing é o processo societal por meio do qual
indivíduos e grupos obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a
oferta, e a livre negociação de produtos e serviços.
Nas definições
gerenciais, o marketing geralmente é descrito como ‘a arte de vender produtos’.
Mas, para Peter Drucker, um dos maiores teóricos da administração, ‘o objetivo
do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão
bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si
mesmo. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar’.
A American marketing
Association oferece a seguinte definição gerencial: [A administração de]
marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do
preço, a promoção e a distribuição de ideias, produtos e serviços para criar
trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Lidar com o processo
de trocas – parte dessa definição – requer uma quantidade considerável de
trabalho e técnicas. Vemos a administração de marketing como a arte de escolher
mercados-alvo e de captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação,
entrega e comunicação de valor superior para eles”.
Modelo simples de comunicação interpessoal:
A comunicação é uma via de mão dupla. Envolve quem fala, quem ouve e a compreensão da mensagem apresentada. Quando há a certeza de que ela está clara para o receptor, então ela cumpriu a missão de comunicar. De outra forma seria apenas uma informação numa via de mão única.
Do latim, communicare, significa tornar comum, compartilhar.
Exemplo:
A ----> B
A <-----> B
"A" emite uma mensagem sem que "B" responda se compreendeu. (Por exemplo rádio, TV ou jornal);
"A" emite a mensagem, "B" compreende e interage com "A" (Por exemplo: numa conversa pessoalmente ou por telefone, email, postagem de link neste blog e outros canais)----->.
"A" emite uma mensagem sem que "B" responda se compreendeu. (Por exemplo rádio, TV ou jornal);
"A" emite a mensagem, "B" compreende e interage com "A" (Por exemplo: numa conversa pessoalmente ou por telefone, email, postagem de link neste blog e outros canais)----->.
Veja o link do dia 18/02/2011 com mais informações sobre comunicação.
http://talitacomunica.blogspot.com.br/2011/02/comunicacao-interpessoal-estrategias.html
No próximo encontro vamos pensar mais um pouco sobre a questão mais polêmica do dia: o marketing pessoal, entre outros pontos.
***ATÉ LÁ, E BONS ESTUDOS***
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