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domingo, 31 de março de 2013

O.A. resumo das aulas 01 e 02



Organização e Arquivo – resumo das aulas 01 e 02 (13 e 20/03/2013)


Se alguém da sua família fosse descrever você, o que diria? E se fosse descrever seu guarda-roupa, sua sapateira ou seu ambiente de estudos, o que diria sobre você? Pense um pouco e escreva.

A organização pode ser entendida como um ato de disciplina que se desenvolve conforme passamos a perceber sua importância na vida pessoal, na vida acadêmica e na vida profissional.

Documento
Registro a ser consultado em momento oportuno; marcam presenças e ações diversas; todo documento é uma fonte de informação. Exemplos: livro, revista, jornal, manuscrito, medalha, fotografia, filme, disco, fita magnética e outros.
“Em  sentido  amplo,  a  documentação  tem  por  finalidade  reunir  e  organizar  todos  os conhecimentos que o homem adquiriu através dos tempos e com isso permitir  sua divulgação e utilização, proporcionando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. A finalidade  da  documentação,  na  maioria  dos  casos,  depende da  forma  como  foi organizada e de como é utilizada” (MEDEIROS, João Bosco; HERNANDES, Sonia. Manual da secretaria. São Paulo: Atlas, 2004. p. 211.).
É a unidade constituída pela INFORMAÇÃO (elemento referencial ou dado) e seu SUPORTE (material, base), produzida em decorrência do cumprimento de uma ATIVIDADE.
O documento pode ser Simples (ofício, relatório, ficha de atendimento) ou Composto (Processo).
Os primeiros documentos de uma pessoa são: Certidão de nascimento; Carteira de Vacinação; Boletim Escolar; RG; CPF e outros.
Alguns documentos são registros históricos muito antigos, outros deixam de existir com o tempo.

Os documentos podem ser:
  Textuais: manuscritos, digitados, datilografados ou impressos;
  Cartográficos: formatos e dimensões variadas, contém representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia: mapas, plantas, perfis.
  Iconográficos: feitos em suporte sintético, em papel emulsionado ou não, contendo imagens estáticas: fotografias (diapositivos, ampliações e negativos fotográficos), desenhos e gravuras;
  Filmográficos: feitos em películas cinematográficas, e fitas magnéticas de imagens (tapes), com ou sem trilhas sonoras, com bitolas e dimensões variáveis, contendo imagens em movimento: filmes e fitas videonagnéticas;
   Sonoros: dimensões e rotações variáveis, contendo registros fonográficos: discos e fitas audiomagnéticas;
  Micrográficos: documentos em suporte filmico resultante da microreprodução de imagens, mediante utilização de técnicas específicas: rolo, microficha, jaqueta e cartão-janela;
  Documentos informáticos: documentos produzidos, tratados e armazenados em computador: disco flexível (disquete), disco rígido (winchester) e disco óptico.
  Públicos (federal, estadual, municipal);
  Institucionais (escolas, igrejas sociedades, clubes, associações);
  Comerciais (empresas, corporações, companhias);
   Pessoais (fotos de família, cartas, originais de trabalhos etc).

Arquivo
A Associação de Arquivistas Brasileiros adota a seguinte definição:
 “Arquivo é o conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas”.

Arquivar é guardar documentos de forma organizada em um arquivo. A organização de um arquivo segue os princípios básicos de: segurança, previsão, simplicidade, acesso e flexibilidade.

Orientações
  O arquivo deve proporcionar precisão para quem o consulta.  Assim, quem organiza um arquivo deve assegurar bom acesso  a  quem  precisa  utilizá-lo,  garantindo  que  os  documentos  sejam localizados com facilidade.
  Para que isso ocorra, o arquivo precisa ser simples, funcional e de fácil compreensão.


***BONS ESTUDOS!!!



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