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domingo, 31 de março de 2013

F.MKT Resumo da aula 02

Fundamentos de Marketing - resumo da aula 02 (26/03/2013)



Outras definições de Marketing
  • Área do conhecimento que engloba todas as atividades referentes às relações de troca de bens entre pessoas ou instituições.
  • Tem como vetor principal buscar a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando assim a alcançar determinados objetivos.
  • Compra e venda de um determinado produto ou serviço, massificação e institucionalização de uma marca. 
Funções do Marketing
  • Estudar e se ambientar ao meio em que estará sendo aplicado, bem como avaliar e dimensionar o seu impacto nas relações e bem-estar de uma sociedade.
  • Segundo Theodore Levitt: conquistar e manter consumidores.
  • O Marketing é uma das ferramentas, se não a mais importante, das relações interpessoais e intergovernamentais.  
Consumidor 
  • Elo mais importante na cadeia desejo-produção-venda
  • Pensando no consumidor podemos definir o Marketing como o estudo e a utilização dos recursos de que a empresa dispõe para atingir com lucro o objetivo proposto em  função da análise de mercado, seja produto ou serviço.

Atividade 01
  •  O camelô da rua, faz Marketing? Explique.
  •  E os representantes do governo (os políticos), fazem Marketing fora do período de campanha eleitoral? Justifique.

Observe que ambos procuram influenciar e vender suas ideias, que podem ser produtos ou serviços.

Exemplos de estratégias:
  • Volume de negócios, por segmento e mercado;
  • Plano de lançamento ou de revitalização de uma marca, produto ou serviço;
  • Plano estratégico de comunicação, ou seja: como atingir seu público-alvo.  
Pessoas
  • Antes de estabelecer uma estratégia de Marketing, o profissional deverá observar que a “pessoa” é o universo para o qual ele estará se dirigindo e focando seus objetivos. Pessoa: “sujeito consumidor”.
Pesquisas
  • Um dos instrumentos de Marketing que fornece um amplo banco de informações, desde as descritivas até as interpretativas, fazendo as mais diversas previsões e estimativas do mercado.
  • Seus dados analisados nos mostram, com precisão, as características e variáveis que influenciam e decidem uma compra.
  • A pesquisa é um dos instrumentos de testes mercadológicos, para analisar e interpretar o comportamento do consumidor, analisar e interpretar informações de rotina, como dados de vendas, efetivar testes de mercado, analisar oportunidades e nichos de mercado até então não prospectados; e fornecer um maior número de informações para que se possa tomar uma decisão adequada.  

 Foco das pesquisas em pessoas:
  • Hábitos de uma determinada região geográfica;
  • Cultura local, hábitos e costumes;
  • Tendências de mercado;
  • Restrições ou desconhecimento de um produto ou serviço;
  • Oportunidades ou brechas que o consumidor considera “novidade”;
  • Desafio dos concorrentes sobre os seus clientes.

 Marketing Pessoal
  • Look? Aparência? Pacote?? Embalagem???
  • Em sentido figurado, pessoas também são “mercadorias”, “oferecidas”, “vendidas” e “compradas”.
  • É tudo que fala quem a pessoa é sem precisar falar quem ela é. 
  • São aspectos incorporados à sua imagem pessoal que irão “vender”, com maior eficácia, o que mais se espera de nós na vida empresarial: confiabilidade.

Atividade 02:
Indique o que é e o que não é marketing pessoal:
  • Currículo
  • Cartão de visitas
  • Comentários a seu respeito
  • Comportamento social
  • Postura
  • Higiene
  • Linguagem/vocabulário
  • Histórico escolar



       ****BONS ESTUDOS!!!


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