Fundamentos de Marketing - resumo da aula 02 (26/03/2013)
Outras definições de Marketing
- Área do conhecimento que engloba todas as atividades referentes às relações de troca de bens entre pessoas ou instituições.
- Tem como vetor principal buscar a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando assim a alcançar determinados objetivos.
- Compra e venda de um determinado produto ou serviço, massificação e institucionalização de uma marca.
Funções do Marketing
- Estudar e se ambientar ao meio em que estará sendo aplicado, bem como avaliar e dimensionar o seu impacto nas relações e bem-estar de uma sociedade.
- Segundo Theodore Levitt: conquistar e manter consumidores.
- O Marketing é uma das ferramentas, se não a mais importante, das relações interpessoais e intergovernamentais.
Consumidor
- Elo mais importante na cadeia desejo-produção-venda
- Pensando no consumidor podemos definir o Marketing como o estudo e a utilização dos recursos de que a empresa dispõe para atingir com lucro o objetivo proposto em função da análise de mercado, seja produto ou serviço.
Atividade 01
- O camelô da rua, faz Marketing? Explique.
- E os representantes do governo (os políticos), fazem Marketing fora do período de campanha eleitoral? Justifique.
Observe que ambos procuram influenciar e vender suas ideias,
que podem ser produtos ou serviços.
Exemplos de estratégias:
- Volume de negócios, por segmento e mercado;
- Plano de lançamento ou de revitalização de uma marca, produto ou serviço;
- Plano estratégico de comunicação, ou seja: como atingir seu público-alvo.
Pessoas
- Antes de estabelecer uma estratégia de Marketing, o profissional deverá observar que a “pessoa” é o universo para o qual ele estará se dirigindo e focando seus objetivos. Pessoa: “sujeito consumidor”.
Pesquisas
- Um dos instrumentos de Marketing que fornece um amplo banco de informações, desde as descritivas até as interpretativas, fazendo as mais diversas previsões e estimativas do mercado.
- Seus dados analisados nos mostram, com precisão, as características e variáveis que influenciam e decidem uma compra.
- A pesquisa é um dos instrumentos de testes mercadológicos, para analisar e interpretar o comportamento do consumidor, analisar e interpretar informações de rotina, como dados de vendas, efetivar testes de mercado, analisar oportunidades e nichos de mercado até então não prospectados; e fornecer um maior número de informações para que se possa tomar uma decisão adequada.
- Hábitos de uma determinada região geográfica;
- Cultura local, hábitos e costumes;
- Tendências de mercado;
- Restrições ou desconhecimento de um produto ou serviço;
- Oportunidades ou brechas que o consumidor considera “novidade”;
- Desafio dos concorrentes sobre os seus clientes.
- Look? Aparência? Pacote?? Embalagem???
- Em sentido figurado, pessoas também são “mercadorias”, “oferecidas”, “vendidas” e “compradas”.
- É tudo que fala quem a pessoa é sem precisar falar quem ela é.
- São aspectos incorporados à sua imagem pessoal que irão “vender”, com maior eficácia, o que mais se espera de nós na vida empresarial: confiabilidade.
Atividade 02:
Indique o que é e o que não é marketing pessoal:
- Currículo
- Cartão de visitas
- Comentários a seu respeito
- Comportamento social
- Postura
- Higiene
- Linguagem/vocabulário
- Histórico escolar
****BONS ESTUDOS!!!
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