Resumo da aula – Psicologia Organizacional
(20/05/2013)
Clima Organizacional: influências
do ambiente interno na produtividade dos colaboradores
O conceito de clima
organizacional está inteiramente relacionado ao ambiente interno em que
colaboradores convivem dentro de uma empresa. Ele afeta o grau de motivação
dessas pessoas, ao passo em que determina como as pessoas se sentem e se comportam
em relação ao seu trabalho, indo além do âmbito interno, impactando a vida
pessoal dos colaboradores.
Quando proporciona satisfação das
necessidades pessoais dos seus colaboradores, ele é visto como um clima favorável.
Sendo favorável, o colaborador trabalha bem, é produtivo, cumpre com o
esperado, proporcionando bons resultados no desempenho da organização, que é,
portanto, influenciado por ele também. Um influencia o outro, da mesma forma quando
o ambiente não satisfaz às necessidades do colaborador, sendo considerado
desfavorável. O clima, portanto, refere-se às crenças; uma avaliação do clima
organizacional revela as expectativas dos funcionários quanto ao grau de
satisfação que a empresa lhe proporciona.
Ações estratégicas podem ser
tomadas a partir dos resultados de uma pesquisa de clima organizacional, de
forma a redirecionar os interesses da empresa de acordo com as expectativas e
interesses que os colaboradores apresentam. A pesquisa faz essa investigação no
intuito de diagnosticar o clima organizacional que permeia os colaboradores e a
organização.
O clima organizacional pode ser
percebido por instrumentos como entrevistas de demissão, caixas de sugestões,
reuniões e conversas informais. Eles revelam as opiniões dos funcionários a
respeito da empresa em que trabalham, o que permite detectar as necessidades
reais da organização em relação aos seus colaboradores.
A pesquisa deve ser realizada de
forma constante, metódica, com clareza, sem maquiar ou dar margens para que os
resultados sejam imprecisos. Ela pode investigar aspectos como o trabalho em
si; a integração setorial e interpessoal; salário; estilo gerencial;
comunicação; desenvolvimento profissional; imagem da empresa; processos
decisórios; benefícios sociais; condições físicas de trabalho; trabalho em
equipe e outros.
“O objetivo principal de uma
pesquisa de clima organizacional é maximizar suas relações com os trabalhadores
oferecendo-lhes condições de trabalho adequadas, proporcionar oportunidades de
desenvolvimento e estabelecer um adequado ambiente de trabalho, funcionando,
assim, como um elemento motivador. Lembramos que outros objetivos podem ser
incorporados, dependendo da cultura organizacional e daquilo que se pretende
diagnosticar” (FERNANDES, 2012, p. 70).
A partir das respostas obtidas na
pesquisa, é elaborado o relatório final. Com ele em mãos, é possível rever as
estratégias adotadas pela empresa, no sentido de melhor adequar as necessidades
e expectativas da organização com as dos colaboradores. Este fato colará
novamente o clima organizacional em ponto de equilíbrio.
Dica de site para consulta:
Referência:
FERNANDES, Alexandre Laurindo;
RIBEIRO, Joaquim. Recursos Humanos: gerenciamento de pessoas. São Paulo: UNIP,
2012.
TALITA GODOY
MAIO/2013
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