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domingo, 2 de junho de 2013

Resumo da aula - Psicologia Organizacional (20/maio)



Resumo da aula – Psicologia Organizacional (20/05/2013)

Clima Organizacional: influências do ambiente interno na produtividade dos colaboradores

O conceito de clima organizacional está inteiramente relacionado ao ambiente interno em que colaboradores convivem dentro de uma empresa. Ele afeta o grau de motivação dessas pessoas, ao passo em que determina como as pessoas se sentem e se comportam em relação ao seu trabalho, indo além do âmbito interno, impactando a vida pessoal dos colaboradores.

Quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos seus colaboradores, ele é visto como um clima favorável. Sendo favorável, o colaborador trabalha bem, é produtivo, cumpre com o esperado, proporcionando bons resultados no desempenho da organização, que é, portanto, influenciado por ele também. Um influencia o outro, da mesma forma quando o ambiente não satisfaz às necessidades do colaborador, sendo considerado desfavorável. O clima, portanto, refere-se às crenças; uma avaliação do clima organizacional revela as expectativas dos funcionários quanto ao grau de satisfação que a empresa lhe proporciona.

Ações estratégicas podem ser tomadas a partir dos resultados de uma pesquisa de clima organizacional, de forma a redirecionar os interesses da empresa de acordo com as expectativas e interesses que os colaboradores apresentam. A pesquisa faz essa investigação no intuito de diagnosticar o clima organizacional que permeia os colaboradores e a organização.

O clima organizacional pode ser percebido por instrumentos como entrevistas de demissão, caixas de sugestões, reuniões e conversas informais. Eles revelam as opiniões dos funcionários a respeito da empresa em que trabalham, o que permite detectar as necessidades reais da organização em relação aos seus colaboradores.

A pesquisa deve ser realizada de forma constante, metódica, com clareza, sem maquiar ou dar margens para que os resultados sejam imprecisos. Ela pode investigar aspectos como o trabalho em si; a integração setorial e interpessoal; salário; estilo gerencial; comunicação; desenvolvimento profissional; imagem da empresa; processos decisórios; benefícios sociais; condições físicas de trabalho; trabalho em equipe e outros.

“O objetivo principal de uma pesquisa de clima organizacional é maximizar suas relações com os trabalhadores oferecendo-lhes condições de trabalho adequadas, proporcionar oportunidades de desenvolvimento e estabelecer um adequado ambiente de trabalho, funcionando, assim, como um elemento motivador. Lembramos que outros objetivos podem ser incorporados, dependendo da cultura organizacional e daquilo que se pretende diagnosticar” (FERNANDES, 2012, p. 70).

A partir das respostas obtidas na pesquisa, é elaborado o relatório final. Com ele em mãos, é possível rever as estratégias adotadas pela empresa, no sentido de melhor adequar as necessidades e expectativas da organização com as dos colaboradores. Este fato colará novamente o clima organizacional em ponto de equilíbrio.


Dica de site para consulta:

Referência:
FERNANDES, Alexandre Laurindo; RIBEIRO, Joaquim. Recursos Humanos: gerenciamento de pessoas. São Paulo: UNIP, 2012.

TALITA GODOY
MAIO/2013

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