Técnicas de Audiovisual – Resumo das aulas (13, 20 e 27/05/2013)
Parte I – Slides do Power Point
Nas atividades práticas de
elaboração das apresentações em Power Point, abordamos alguns aspectos que
tornam uma apresentação mais interessante, começando pelo enxugamento do texto,
que fica melhor quando resumido e colocado em tópicos. Quando for necessário o
uso de um parágrafo maior, ele deve, preferencialmente, ser escrito em letras
minúsculas (exceto nome próprio ou palavras em destaques e início de frase); com
frases curtas, sem muitas variações de cores (no máximo três, variando entre o
preto, azul e vermelho).
Os títulos, se reduzidos ao menor
número de palavras possível, fica visualmente melhor e ajudam na sua
memorização por parte do leitor, portanto, os títulos longos devem dar espaço
às simplificações, como por exemplo, apenas o uso da palavra-chave do conteúdo
daquele slide.
E por falar em título, o primeiro
slide deve trazer o título da apresentação, podendo ser acompanhado de um
subtítulo. Também é aconselhável indicar o nome e a data da apresentação no
primeiro slide, sendo a data opcional. O nome e a data podem aparecer em todos
os slides, caso o palestrante assim o deseje, no canto inferior, do lado
direito da tela, em letra de tamanho reduzido ao máximo para que se consiga ler
(provavelmente o tamanho fonte 10 seja adequado), de acordo com a proporção do
conteúdo, em geral.
Nas atividades práticas de
elaboração das apresentações em Power Point, abordamos alguns aspectos que
tornam uma apresentação mais interessante, começando pelo enxugamento do texto,
que fica melhor quando resumido e colocado em tópicos. Quando for necessário o
uso de um parágrafo maior, ele deve, preferencialmente, ser escrito em letras
minúsculas (exceto nome próprio ou palavras em destaques e início de frase); com
frases curtas, sem muitas variações de cores (no máximo três, variando entre o
preto, azul e vermelho).
Os títulos, se reduzidos ao menor
número de palavras possível, fica mais bem visualmente e ajudam na sua
memorização por parte do leitor, portanto, os títulos longos devem dar espaço
às simplificações, como por exemplo, apenas o uso da palavra-chave do conteúdo
daquele slide.
Falando em título, o primeiro
slide deve trazer o título da apresentação, podendo ser acompanhado de um
subtítulo. Também é aconselhável indicar o nome e a data da apresentação no
primeiro slide, sendo a data opcional. O nome e a data podem aparecer em todos
os slides, caso o palestrante assim o deseje, no canto inferior, do lado
direito da tela, em letra de tamanho reduzido ao máximo para que se consiga ler
(provavelmente o tamanho fonte 10 seja adequado), de acordo com a proporção do
conteúdo, em geral.
Alguns slides podem ser variados
para diversificar a apresentação, torná-la dinâmica e criativa, porém, pode
acontecer, em outros casos, de ser algo linear, padrão. Tudo dependerá do
estilo de apresentação e do gosto do palestrante. Essa variação se refere a ter
um slide com texto maior, outro com texto em tópicos, incluir figuras e
ilustrações, talvez um outro apenas com uma figura, uso de título para cada
slide ou deixá-lo sem, conforme o caso. Pense sempre no público, na fala do
palestrante, e na coerência entre o tema e a apresentação como um todo.
Os últimos slides devem conter
uma conclusão, retomando os pontos principais do que foi exposto, ou talvez uma
frase que resuma o pensamento do que foi dito. Por fim, as referências, se
houver o uso de livros ou citações de autores que se julgue importante
mencionar e se o palestrante quiser aproveitar o momento para agradecer e
deixar seus contatos, poderá elaborar uma tela para fechamento da apresentação
com essas informações.
Os itens citados aqui são uma
sugestão para contribuir com a eficácia de uma montagem de slides para
apresentação de uma palestra, aula, seminário, reunião e outros eventos. Como
dito em aula, em primeiro lugar vem o bom senso e o gosto de quem irá usá-los,
mas como vivemos em um mundo competitivo e exigente, certas dicas se tornam
padrão a ser seguido, embora não oficialmente. Lembre-se dos comentários feitos
sobre a cor e as imagens contidas nos slides combinarem e estarem de acordo com
o perfil do público, do palestrante, do assunto e outros detalhes assim. Tudo dependerá do
estilo de apresentação e do gosto do palestrante, se ele for a pessoa que manda e você for a pessoa que obedece.
Os últimos slides devem conter
uma conclusão, retomando os pontos principais do que foi exposto, ou talvez uma
frase que resuma o pensamento do que foi dito. Por fim, as referências, se
houver o uso de livros ou citações de autores que se julgue importante
mencionar e se o palestrante quiser aproveitar o momento para agradecer e
deixar seus contatos, poderá elaborar uma tela para fechamento da apresentação
com essas informações.
Os itens citados aqui são uma
sugestão para contribuir com a eficácia de uma montagem de slides para
apresentação de uma palestra, aula, seminário, reunião e outros eventos. Como
dito em aula, em primeiro lugar vem o bom senso e o gosto de quem irá usá-los,
mas como vivemos em um mundo competitivo e exigente, certas dicas se tornam
padrão a ser seguido, embora não oficialmente. Lembre-se dos comentários feitos
sobre a cor e as imagens contidas nos slides combinarem e estarem de acordo com
o perfil do público, do palestrante, do assunto e outros detalhes assim.
Por fim, lembro que não é só o
gosto do freguês que vale nesses casos, é preciso ter coerência e bom senso com
o contexto.
TALITA GODOY
MAIO/2013
**********************