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domingo, 2 de junho de 2013

Resumo da aula - Técnicas de Audiovisual - Parte I



Técnicas de Audiovisual – Resumo das aulas (13, 20 e 27/05/2013)


Parte I – Slides do Power Point

Nas atividades práticas de elaboração das apresentações em Power Point, abordamos alguns aspectos que tornam uma apresentação mais interessante, começando pelo enxugamento do texto, que fica melhor quando resumido e colocado em tópicos. Quando for necessário o uso de um parágrafo maior, ele deve, preferencialmente, ser escrito em letras minúsculas (exceto nome próprio ou palavras em destaques e início de frase); com frases curtas, sem muitas variações de cores (no máximo três, variando entre o preto, azul e vermelho).  

Os títulos, se reduzidos ao menor número de palavras possível, fica visualmente melhor e ajudam na sua memorização por parte do leitor, portanto, os títulos longos devem dar espaço às simplificações, como por exemplo, apenas o uso da palavra-chave do conteúdo daquele slide.

E por falar em título, o primeiro slide deve trazer o título da apresentação, podendo ser acompanhado de um subtítulo. Também é aconselhável indicar o nome e a data da apresentação no primeiro slide, sendo a data opcional. O nome e a data podem aparecer em todos os slides, caso o palestrante assim o deseje, no canto inferior, do lado direito da tela, em letra de tamanho reduzido ao máximo para que se consiga ler (provavelmente o tamanho fonte 10 seja adequado), de acordo com a proporção do conteúdo, em geral.

Nas atividades práticas de elaboração das apresentações em Power Point, abordamos alguns aspectos que tornam uma apresentação mais interessante, começando pelo enxugamento do texto, que fica melhor quando resumido e colocado em tópicos. Quando for necessário o uso de um parágrafo maior, ele deve, preferencialmente, ser escrito em letras minúsculas (exceto nome próprio ou palavras em destaques e início de frase); com frases curtas, sem muitas variações de cores (no máximo três, variando entre o preto, azul e vermelho).  

Os títulos, se reduzidos ao menor número de palavras possível, fica mais bem visualmente e ajudam na sua memorização por parte do leitor, portanto, os títulos longos devem dar espaço às simplificações, como por exemplo, apenas o uso da palavra-chave do conteúdo daquele slide.

Falando em título, o primeiro slide deve trazer o título da apresentação, podendo ser acompanhado de um subtítulo. Também é aconselhável indicar o nome e a data da apresentação no primeiro slide, sendo a data opcional. O nome e a data podem aparecer em todos os slides, caso o palestrante assim o deseje, no canto inferior, do lado direito da tela, em letra de tamanho reduzido ao máximo para que se consiga ler (provavelmente o tamanho fonte 10 seja adequado), de acordo com a proporção do conteúdo, em geral.

Alguns slides podem ser variados para diversificar a apresentação, torná-la dinâmica e criativa, porém, pode acontecer, em outros casos, de ser algo linear, padrão. Tudo dependerá do estilo de apresentação e do gosto do palestrante. Essa variação se refere a ter um slide com texto maior, outro com texto em tópicos, incluir figuras e ilustrações, talvez um outro apenas com uma figura, uso de título para cada slide ou deixá-lo sem, conforme o caso. Pense sempre no público, na fala do palestrante, e na coerência entre o tema e a apresentação como um todo.

Os últimos slides devem conter uma conclusão, retomando os pontos principais do que foi exposto, ou talvez uma frase que resuma o pensamento do que foi dito. Por fim, as referências, se houver o uso de livros ou citações de autores que se julgue importante mencionar e se o palestrante quiser aproveitar o momento para agradecer e deixar seus contatos, poderá elaborar uma tela para fechamento da apresentação com essas informações.

Os itens citados aqui são uma sugestão para contribuir com a eficácia de uma montagem de slides para apresentação de uma palestra, aula, seminário, reunião e outros eventos. Como dito em aula, em primeiro lugar vem o bom senso e o gosto de quem irá usá-los, mas como vivemos em um mundo competitivo e exigente, certas dicas se tornam padrão a ser seguido, embora não oficialmente. Lembre-se dos comentários feitos sobre a cor e as imagens contidas nos slides combinarem e estarem de acordo com o perfil do público, do palestrante, do assunto e outros detalhes assim. Tudo dependerá do estilo de apresentação e do gosto do palestrante, se ele for a pessoa que manda e você for a pessoa que obedece. 

Os últimos slides devem conter uma conclusão, retomando os pontos principais do que foi exposto, ou talvez uma frase que resuma o pensamento do que foi dito. Por fim, as referências, se houver o uso de livros ou citações de autores que se julgue importante mencionar e se o palestrante quiser aproveitar o momento para agradecer e deixar seus contatos, poderá elaborar uma tela para fechamento da apresentação com essas informações.

Os itens citados aqui são uma sugestão para contribuir com a eficácia de uma montagem de slides para apresentação de uma palestra, aula, seminário, reunião e outros eventos. Como dito em aula, em primeiro lugar vem o bom senso e o gosto de quem irá usá-los, mas como vivemos em um mundo competitivo e exigente, certas dicas se tornam padrão a ser seguido, embora não oficialmente. Lembre-se dos comentários feitos sobre a cor e as imagens contidas nos slides combinarem e estarem de acordo com o perfil do público, do palestrante, do assunto e outros detalhes assim.

Por fim, lembro que não é só o gosto do freguês que vale nesses casos, é preciso ter coerência e bom senso com o contexto.



TALITA GODOY
MAIO/2013


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