Resumo da aula – Psicologia Organizacional (13/05/2013)
Liderança:
características e atribuições do gestor de pessoas
Um dos primeiros pontos a
ressaltar sobre liderança, é que nenhum líder trabalha sozinho, no sentido de
agir por conta própria sem interferências externas ou sem interferir no grupo.
Outro ponto relevante, ligado ao que se acabou de dizer antes, é a sua
capacidade de influenciar pessoas. Em certa medida, sua influencia deve ser
sancionada pelos liderados. O líder desempenha função simbólica para sua
equipe, por meio do líder os colaboradores conhecem e entendem a organização em
que trabalham, pois ele a representa de forma simbólica.
Em outras palavras, liderança se
define como “o uso de influencia simbólica e não coercitiva para dirigir e
coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização de
objetivos deste grupo” (JAGO, 1982). De acordo com Mintzberg, liderança diz
respeito explicitamente à orientação e à motivação dos funcionários. Desse
ponto de vista, liderança é uma das muitas tarefas gerenciais (MINTZBERG,
1983).
As primeiras vertentes dos
estudos sobre liderança apontavam que o líder já ascia com esta característica,
não podendo ser produzido, considerando também as habilidades técnicas e o
conhecimento de tarefas necessárias ao líder.
Dentre as características,
destacam-se os três estilos de liderança, descritos a seguir:
Líder autoritário
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Toma todas as decisões por conta própria, não
consulta sua equipe.
|
Líder liberal
|
Deixa que o grupo faça as suas escolhas e tome as
decisões.
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Líder democrático
|
Trabalha com o grupo para ajudar seus membros nas
tomadas de suas próprias decisões.
|
Qual estilo adotar? Para cada
situação um deles pode se encaixar melhor. Nem sempre o democrático é o mais
prático ou indicado em situações emergenciais, por exemplo. Num caso assim, o
estilo autoritário pode indicar a melhor alternativa, pois ao delegar as
tarefas, determinar as ações e distribuir com rapidez e precisão o que deve ser
feito, o líder pode ganhar tempo, ser mais assertivo e producente. Por outro
lado ele não precisa ser assim o tempo todo e pode ganhar a confiança do grupo
se alternar seus estilos, conforme a situação exija.
O comportamento do líder pode ser
orientado para a tarefa ou para o funcionário. Este visa satisfazer as necessidades
sociais e emocionais dos colaboradores de sua equipe, já o modelo orientado
para a tarefa é voltado à supervisão cuidadosa dos métodos de trabalho dos
funcionários e para a execução das tarefas (WAGNER e HOLLENBECK, 2012, p. 311).
A orientação voltada aos colaboradores pode garantir resultados voltados às
tarefas, pois se bem cuidados e com suas necessidades atendidas, os
funcionários tendem a trabalhar mais e melhor. O seu comportamento define o seu
estilo de liderança.
O líder deve conhecer os membros
da sua equipe e ter a sensibilidade de perceber quais são os elementos que os
motivam, as condições em que eles trabalham, qual a realidade de cada um deles,
levando em consideração que o fator percepção é particular para cada pessoa que
observa algo, ou seja, a realidade muda conforme o ponto de vista de cada um.
Dentre os fatores que afetam a
percepção, encontram-se os estímulos físicos (órgãos dos sentidos), estímulos
psicológicos (emoções, predisposição mental) e os estados fisiológicos
(necessidades biológicas). Compreender essas diferenças na percepção dos
membros do grupo influencia nos relacionamentos interpessoais. O comportamento
das pessoas dão indícios da sua percepção sobre algum ponto, por exemplo, nem
todos gostam das mesmas coisas, por algum motivo em especial. Verificar quais
são esses motivos podem levar a decisão, por parte do líder, de mudar algo que
para a maioria do grupo passe a ser melhor.
Para uma liderança eficaz, a
comunicação é fundamental. Tanto para informar procedimentos e orientar a
equipe como para as situações de feedback. Como visto anteriormente, as características de
inteligência emocional também são perfeitamente cabíveis ao líder. O feedback é
um momento esclarecedor para o liderado pois nele são indicados os pontos
fortes e a melhorar, com as devidas orientações convenientes para a ocasião.
Por meio do feedback o líder passa incentivo ao seu liderado, demonstra que
observa o seu trabalho, a sua produção, e se coloca ao dispor para quaisquer esclarecer
dúvidas. Este momento individual aproxima líder e liderado além de proporcionar
o líder uma situação de aprendizado com sua equipe.
Sendo assim, a comunicação é um
dos pontos mais fortes que o líder deve trabalhar diariamente para desenvolver
da melhor forma possível, sempre verificando sua eficácia. A comunicação
facilita o entendimento dos processos, e dessa forma sua execução, o que
proporciona um ambiente saudável e agradável para se conviver e trabalhar. As
barreiras na comunicação existem, por isso o ato de certificar-se da
compreensão por parte dos colaboradores deve ser constante para se eliminar os
ruídos, garantindo uma comunicação de qualidade. Saber ouvir é essencial.
Referência:
WAGNER e HOLLENBECK, 2012
TALITA GODOY
MAIO/2013
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