Seguidores

Translate

domingo, 10 de abril de 2011

PROCURO Leitores da Revista Realidade


Procuro leitores da Revista Realidade
entre os anos 1966 e 1968!!!

 

Estou trabalhando num projeto de pesquisa para o curso de Mestrado em Comunicação, cujo foco será a Revista Realidade, lançada em abril de 1966 pela editora Abril.

Para tanto preciso localizar pessoas que na época liam Realidade, especilamente nos seus dois anos iniciais, pois naquele período ainda não existia o AI-5, que pegou pesado com a censura e praticamente obrigou a revista a ser muito mais polida, deixando de lado assuntos tão interessantes e polêmicos - alguns deles são tabus até os dias de hoje.

Assim ela se descaracterizou até deixar de ser a grande revista que era, contudo desde o começo a sua linguagem revolucionou a escrita jornalística, inovou com imagens de grandes fotógrafos e com o talento dos seus repórteres que escreviam lindamente, alguns com a técnica do jornalismo literário.

O que pretendo pesquisar é a influência que a Revista Realidade teve na cultura e na sociedade daquela época, final dos anos 60, década em que no mundo todo houve uma grande revolução sócio-cultural, seja na ciência ou na arte. O comportamento das pessoas mudou a partir dos EUA e influenciou outros países, tendo a Revista Realidade como um expoente desta mudança aqui no Brasil.

 

MEMÓRIA

Os seus leitores poderão me contar como era a sociedade, quais eram os padrões da época, em termos de moral e bons costumes, o que as mulheres faziam, o que podia e não podia, enfim, se o seu modo de ver o mundo mudou conforme a leitura da Revista Realidade apresentasse um novo ponto de vista sobre determinados assuntos polêmicos.

Um grande desafio, eu sei. Mas considero o valor deste veículo e pretendo registrar em pesquisa a opinião pública sobre a Realidade que mostrava um Brasil diferente, personagens aparentemente comuns com histórias inéditas, veículo que tocava sem medo em assuntos que por serem polêmicos eram omitidos pelos outros órgãos de imprensa.

Nesta pesquisa, que é de cunho social e cultural, pretendo saber do leitor qual a sua impressão sobre a Revista Realidade no final dos anos 60 e qual a sua visão atual, suas lembranças, seu testemunho sobre o impacto que ela teve naquela época.

 

HOMENAGEM

Com isso, ressalto que a defesa individual ou coletiva por um ideal hoje pode ser perpetuada pelo próprio tempo. Isso o torna imortal. E talvez os repórteres acreditassem que esteivessem fazendo o certo, mas não imaginassem o "quanto" eles estivessem contribuindo para uma evolução na mentalidade dos seus brasileiros leitores.

Não deixa de ser uma homenagem da minha parte aos profissionais que participaram daquele projeto e que deixaram uma rica parte da nossa história registrada naquelas 145 páginas mensais. Uma revista linda que estou colecionando. Vou procurar seus autores também, quem sabe encontro ao menos um deles para entrevistar!

Meus agradecimentos ao professor Guilherme Azevedo, do curso de Jornalismo Literário, com quem tive aulas em 2010 no Senac. Foi ele quem me apresentou esta obra incrível e de quem herdei este legado: uma grande paixão pela Revista Realidade. Seu nome certamente estará nos créditos da minha Dissertação!!!

CONTATOS

E por falar em nomes, se você souber de alguém que foi leitor da Revista Realidade entre os anos 66 e 68, por favor me passe os seus contatos para que eu possa entrevistá-lo(a) para esta "gloriosa pesquisa". Conto com isso!

Meu email: tegue@ig.com.br

Desde já, muito obrigada pela colaboração!!!

 


Talita Godoy
10/04/2011

 

*********