Seguidores

Translate

domingo, 29 de junho de 2014

Teatro - Jantar



   Para quem acompanha o Blog, fica fácil reparar que vivo reclamando de saudade dos velhos tempos, quando este começou, pois foi o meu período de maior riqueza cultural, quando eu ia muito ao teatro, assistia a gêneros variados, em todo tipo de ambiente. E foi nos considerados piores que encontrei as melhores peças, a melhor diversão e os melhores amigos para as minhas aventuras culturais (não é o caso desta vez, mas valeu pela lembrança, rs!).

E por que dizer isso agora???Simples! Bem ali, no centro da cidade, meio que por acaso, fui convidada pelos alunos de Publicidade para assistir uma peça de teatro no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB. A primeira vez que estive ali foi naqueles tempos passados, e foi inesquecível. Saí de casa correndo, com muito custo cheguei em cima da hora e lá fomos nós! Antes consegui arrebanhar mais dois alunos, de Marketing, que passavam por ali. Devo dizer que o CCBB fica muito perto da faculdade onde trabalho, mas como as noites sempre estão ocupadas, aproveitar uma oportunidade rara torna-se um evento e tanto. Torci para que a peça fizesse jus ao tamanho da minha expectativa. E assim foi. 

Jantar já começa bem pelo cenário, do jeito que eu gosto, muito simples e altamente criativo. As paredes são totalmente cobertas, do teto ao chão, de um tipo de papel amassado, dando a ideia de flocos de algodão, talvez de uma parede ornamentada ou em relevo, toda branca, trazendo a temperatura de fora do cenário para dentro dele - o frio da neve. 

O segundo ponto que logo me chamou atenção foi o nível técnico dos atores, maravilhosos. Todos desconhecidos por mim, que parei nos últimos anos de acompanhar este mutante mercado artístico, mas que sem preconceito algum pude apreciar e me deixar envolver na trama que une mistério, intrigas, ciúme, traições e enganos. Tudo isso com uma boa dose de humor, às vezes negro, um tanto refinado, como a anfitriã, que surge logo na primeira cena com seu vestido de paietê vermelho, elegantérrima, porém, logo se revela uma boa estraga prazeres - só não posso contar o motivo! E pode confiar em mim, vale a pena conferir minhas razões de tanto sigilo...

O texto tem uma dose de sarcasmo, é duramente crítico e cínico ao se referir aos meios hipócritas com que jogamos para aparentar sucesso, felicidade, realizações, e com o julgamento ao que submetemos aos outros, até mesmo pessoas que nos são próximas. O que pretendemos com isso??? E essa hipocrisia da sociedade é só alheia ou participo disso, de alguma forma?

São questões que a peça sugere pensar, não para resolver, mas para nos colocar diante de situações que simplesmente acontecem. E não só durante aquela refeição. 

Também gostei, e também recomendo, mas corra... esta delícia de Jantar já está para acabar!!!



JANTAR 
Texto: Moira Buffini
Direção: Mauro Baptista Vedia 
Preço: R$10,00 (inteira); R$5,00 (meia)
CCBB - Rua Álvares Penteado, 112


****************