Seguidores

Translate

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 de Outubro - Dia do Professor


Salve 15 de outubro – dia do professor!

Pensar nesta tão especial nos remete aos tempo da infância, quando demos tanto trabalho àqueles mestres da paciência da tolerância – ao menos os meus tinham que ser assim para aguentar a convivência com tantos pestinhas juntos. Eu era um deles - e como sofro ao lembrar quanto trabalho dei aos meus professores de escola - para manter a classe em silêncio, atenta à matéria, producente como deveria ser. Havia sempre um elemento para desgovernar a turma, distrair, tirar o foco. Um desses elementos era a minha pessoa...!

E dando um salto na história, aqui estou, orgulhosamente exercendo a profissão de professora universitária. Pagando os pecados, talvez? Não, nada disso! Tenho lá os meus pestinhas também, posso listar o nome deles para cada turma de alunos que tenho (e que impressionante, sempre tem ao menos um em cada classe, rs!), mas seria uma longa lista, e não vem ao caso. No fundo eles tornam o desafio ainda mais emocionante! O bacana é observar como a vida dá voltas, coisas que nunca imaginamos surgem no nosso caminho para nos brindar com uma mudança boa.

E ninguém melhor do que um professor para apontar o norte, mostrar uma nova direção e dar um empurrãozinho para a gente enxergar uma outra oportunidade, nunca antes cogitada.

No meu caso foi o Professor Mestre, e agora Doutor, Sérgio Dantas, que tive a sorte de encontrar no curso de pós-graduação, no Mackenzie. Ele percebeu o quanto me envolvi no trabalho monográfico, fui dedicada e pegava rápido suas instruções, a ponto de ter ajudado a alguns colegas de classe; ele aconselhou a me inscrever nas aulas de Didática do Ensino Superior, disciplina optativa que passava técnicas para professores universitários.

Ali encontrei colegas que pretendiam dar aula ou já haviam ingressado neste universo e que muito contribuíram para acender no meu coração o vislumbre desse novo caminho para eu seguir. Até que um dia, lá estava eu, em sala de aula!

Outro fato marcante foi que a minha mãe faleceu logo na terceira semana da aula de Didática...não foi nada fácil continuar, o curso era bem puxado, com muitas atividades a cada dia, mas acabei me agarrando a isso para criar forças e prosseguir. Deu certo. Depois das aulas tirei um período de férias, ainda em luto, mas na volta a vida já tinha preparado para mim uma nova estrada a seguir. Uma amiga queridíssima (Helga) me indicou para um emprego no Ensino a Distância, como tutora, e assim começou a jornada acadêmica na minha estrada.

Em poucos meses iniciei uma nova pós-graduação, Formação em EAD, que é uma especialização para profissionais da Educação a Distância e poucos meses depois eu estava no processo seletivo do mestrado – desafio este que era o maior da minha vida até hoje – e aulas ministradas no Senac, num curso de comunicação, que uma outra amiga querida indicou (Márcia). Foi ótimo para pegar experiência em sala de aula, dessa vez devidamente remunerada e reconhecida como tal. O que veio antes, muitas palestras e situações de liderança que me colocavam a frente de um grupo, serviram como capacitação, mas depois, com a coisa se tornando oficial, parece que vesti a capa de professora e que sempre havia feito isso! Deu muito certo, vai ver era este mesmo o caminho e agora que o brilho continua nos olhos pretendo seguir assim por muito tempo.

Depois do mestrado, ou melhor, na segunda etapa do mestrado, surgiu a oportunidade de me matricular numa segunda graduação, escolhi o curso de Letras, pois gosto de escrever e seria bom para o futuro ter a opção de lidar com revisão de texto, por exemplo. Gosto de gente, mas também gosto da possibilidade de trabalhar em casa, depender apenas do meu computador e da minha habilidade.

O mestrado terminou, mas Letras ainda não, e para não ficar só nisso, ingressei numa terceira pós-graduação, em Marketing, para contribuir com meus conhecimentos na área que me abriu portas para o ensino superior (a Luciana me indicou). Na verdade meu primeiro dia de aula foi no curso de Secretariado Executivo (graças ao Prof. Rogério), mas veio junto o curso de Marketing (com o Prof. Ivanilton) e depois Publicidade e Propaganda (escalada pela Profª Adriana), tudo muito integrado, pois amo relacionar comunicação com administração e as disciplinas que ministro fazem esta liga. Perfeito para mim! Vamos apostar se ainda entro no doutorado, rs?!

Noto que quando a gente faz o que gosta, a dedicação se torna  algo meio natural, o esforço parece não ser tanto, e as recompensas....surgem a cada dia que um aluno progride, mostra que aprendeu e evoluiu...isso acontece constantemente, por isso o professor se sente útil, e este creio que é o primeiro dos sentimentos, ele quer ser útil à sociedade, quer o desenvolvimento de pessoas, quer ver os seus alunos progredindo na vida acadêmica, profissional e pessoal, isso é o que faz o professor amar o seu trabalho, e tem que gostar de estudar e aprender – acho que me tornar professora foi a melhor desculpa que encontrei para estudar mais e mais, queria compensar os tempos de escola em que eu só frequentava como se fosse um clube social, e nada de estudar! Sim: vergonha da estudante do que eu fui, mas orgulho da profissional que hoje eu sou...

Termino esta singela homenagem aos caros colegas professores, e especialmente aos professores excelentes que tive, desejando a todos um ótimo dia do professor, e que suas energias sejam renovadas por um longo tempo!

Agradeço ao apoio do professor Sergio Dantas e de todos os outros que viram algum potencial em mim para estar nessa área, e aos amigos, professores ou não, que sempre dão aquela forcinha quando a gente mais precisa, pois amar o que fazemos não nos dá a garantia de dias fáceis, nem sempre é assim, mas torna o caminho mais agradável de se seguir, especialmente com pessoas tão especiais por perto, como Luciana Ribeiro, Helga Mendonça, Guilherme Azevedo, Daniela Vanessa, Leandro Carvalho, Thiago Gaudêncio, Fernando Fernandes, Vaner Lima, Carlos Henrique Bruno, Danilo Valentin, alunos e outros tantos colegas, de mestrado, pós-graduação, faculdades e do dia a dia, que estão presentes acompanhando minha atual jornada e me passando sua incrível energia!

Muito obrigada pela presença na minha vida, e vamos em frente...como diria meu novo coordenador do secretariado, Ailton de Sousa: Avante, pois! (Adotei a sua frase, professor!!!)
 

Talita Godoy
(Curtindo muito o meu 15 de outubro)