Seguidores

Translate

domingo, 17 de março de 2013

Agradecimentos - conclusão do mestrado




“Não pode existir conhecimento sem emoção. Podemos estar cientes da verdade, mas até que tenhamos sentido sua força, ela não é nossa. À cognição do cérebro deve ser acrescentada a experiência da alma”.
Arnold Bennett


MEUS AGRADECIMENTOS

            Agradeço à professora e orientadora Carla Reis Longhi, por sua dedicação, tanto nas aulas ministradas como nos produtivos encontros de orientação, além dos calorosos debates provindos das leituras no grupo de pesquisa "Mídia, Cultura e Política: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático".
Também à professora Barbara Heller, que acompanhou este projeto desde o início, contribuindo com suas aulas. Nelas conheci o livro da Profª Dulcília Buitoni, que gentilmente aceitou nosso convite e veio a participar da banca de qualificação, enriquecendo a pesquisa apresentada.
Ao professor Antonio Adami, pelo incentivo na minha participação nos eventos promovidos pelo grupo de pesquisa "Mídia, Cultura e Memória".
Agradeço aos colegas de Mestrado, embora a primeira turma tenha se dispersado logo, muitos ficarão sempre na memória, como Deusiney, Waner, Carlos André e outros, em especial Leila, parceira em todo esse trajeto.
À minha gestora Ana Paula e aos colegas do trabalho da UNIP Interativa, sou grata pela torcida e incentivo. Entre eles: Evandro, Thiago, Fernando, Maria Santos, Gaston, Célia, Nanci e todos os membros das equipes da tutoria de Estúdio e Associadas.
Em especial destaco meu justo agradecimento ao amigo Bruno César, por tantos livros emprestados, diálogos inspiradores e ideias proveitosas. Sou grata pelo tempo que ele investiu em mim respondendo às minhas perguntas e atendendo às minhas intermináveis solicitações. Reconheço o quanto ele foi generoso ao dividir comigo uma pequenina porção da sua intelectualidade tão admirável. Sei que ficará orgulhoso em saber o quanto contribuiu com meu crescimento acadêmico, intelectual e pessoal. Sua presença foi fundamental nessa jornada.
Agradeço à minha família e amigos, por compreenderem a necessidade dos meus isolamentos. Pesquisar é assim mesmo!
Sobre todos, agradeço a Deus, por inspirar minha força interior.

ACRÉSCIMOS:

O texto acima foi usado na íntegra na dissertação apresentada. Além dele também fiz algumas citações igualmente importantes no dia da defesa, e quero aproveitar a ocasião para deixar aqui meus acréscimos.

Dedico este trabalho aos professores Sérgio Dantas, meu orientador da monografia da Pós-graduação do Mackenzie, o primeiro que me incentivou a dar continuidade ao meu lado "pesquisadora"; e Guilherme Azevedo, que me apresentou a Revista Realidade, despertou minha paixão por este produto e, em 40 horas de curso, me ensinou mais do que outros professores em 04 anos de faculdade... Fiz uma dedicatória especial (e novamente citando) meu querido professor Bruno, a quem vou pedir ainda muitos favores, ajudas, socorros etc, e uma lembrança aos repórteres que inspiraram o rumo deste trabalho: José Hamilton Ribeiro e José Carlos Marão, autores do belíssimo livro Realidade Re-vista. Tentei contato com o Zé Hamilton, mas certamente ele não aguenta mais estudantes atrás dele com este mesmo assunto... entendo, mas não vou desistir, afinal, procurei atender a um apelo dele diferenciando o foco da minha pesquisa e mereço uma oportunidade de mostrar o resultado...me aguarde, Zé, rs!!!

Deixo meus agradecimentos também a todos que demonstraram um imenso carinho, aos que se alegraram comigo nesta etapa vencida, em especial Babu, Manu, Leandro, Dani Vanessa e Paulinho, que acompanharam tudo desde o início e sempre me deram apoio incondicional. Às minhas irmãs, Sueli e Roseli, por demonstrarem com orgulho que estão felizes por mim! E dos tempos da Pós, sempre recebi o apoio e a amizade da Helga (hoje mãe da Larissa) e da Luciana, que abriu as portas para mim na faculdade UNIESP. Antes da defesa eu já estava contratada dando aulas ali, graças à indicação dela!!! 

E como um último registro, agradeço aos comentários da professora Dulcília  Buitoni (autora do livro Mulher de Papel), que disse que se tivesse doutorado na Cásper, ela me levaria para lá... que orgulho ouvir isso.... à professora Bárbara Heller (que um dia foi orientanda da profª Dulcília), que foi tão generosa ao dizer que contribuí com suas aulas quando levei a revista Realidade, compartilhando os textos de Carmem da Silva, jornalista que ela pesquisa e que gerou um artigo para nosso último E-book (que para mim foi ainda o primeiro...rs). E à professora Carla, que disse algo para marcar a vida de qualquer aluno, em dois tempos: primeiro que ela deseja que todos os orientandos fossem como eu, pois sou autônoma, sigo as orientações, trago o texto escrito (ela não precisa brigar com isso, apenas corrigir e melhorar o apresentado, o que para um orientador já é meio caminho andado, rsrsrs!) e que eu tenho perfil de pesquisadora, gosto de investigar, descobrir (o que é verdade, pois me encanto com as descobertas feitas!!!).  

Em suma, foi uma experiência grandiosa, um momento perturbador, inquieto, angustiante talvez, mas ao mesmo tempo extremamente prazeroso quando se percebe que fez a "lição de casa" e está ali apenas para cumprir uma espécie de "ritual de passagem".  A nota final foi 9,5... fiquei devendo na conclusão do trabalho, parecia que eu ia sair correndo da dissertação, rsrsrs, e por outros pecados cometidos ao longo das 180 páginas de texto. Eu estava consciente disso, apenas não fiz melhor pela imensa pressa com tantos compromissos do cotidiano. Mas os elogios, depois das críticas, estes sim tiveram valor bem maior do que qualquer nota 10...!!! Enfim, o Mestrado concluído está,  alcancei meu objetivo. Tô pronta para outros desafios!!!    


TALITA GOGOY
MARÇO/2013

****************