Seguidores

Translate

domingo, 24 de março de 2013

F.MKT - resumo da aula 01



Fundamentos de Marketing – resumo da aula 01 (13/03/2013)


Começamos por uma atividade de suma importância, porém, de forma diferente do tradicional. A orientação foi a seguinte: em duplas, faça uma breve entrevista com o seu colega, para saber quem ele é. Em seguida, apresente-o aos demais colegas da sala.

Reflita um pouco e responda: o que fizemos foi marketing? Por quê?

Algumas palavras surgiram nas respostas, como: venda; valor; qualidade; fidelização; apresentação; produto; exposição; divulgação; características; estratégia; planejamento; pesquisa; imagem; mercado; consumo; troca; impacto; informação; comunicação; marketing pessoal; público e aceitação.

Todas elas fazem parte no universo do Marketing, usaremos muito a partir de agora, procurando compreender o sentido e aplicação devida em cada situação pertinente. Se nenhuma dessas palavras foi usada na atividade escrita, tem algo errado... mas que bom, todos usaram ao menos duas ou três!

O debate dessas ideias foi caloroso, pois nem todos concordaram que sim, o que fizemos em sala de aula foi uma ação de marketing. Na opinião dos que negaram, tratava-se de uma apresentação pessoal, e não de um produto exposto à venda.
Isso nos inspira a pensar se toda venda envolve dinheiro e lucro. Mais ainda, nos leva a refletir sobre a questão do marketing pessoal. A exposição de suas qualidades, habilidades e conhecimentos, o levou a conquistar um emprego, fazer amizades, contatos proveitosos para que um dia, no futuro, novas oportunidades surjam. Nesse caso o lucro foi algum aspecto positivo que você ganhou e que pode trazer benefícios e lucratividade financeira em algum momento. Não necessariamente aqui e agora, mas se houve uma troca de informações que geram benefício, o benefício pode ser considerado o seu lucro.

Definição de Marketing (KOTLER, 2005, p. 06):

“Podemos estabelecer uma distinção entre as definições sociais e gerenciais de marketing. De acordo com uma definição social, marketing é o processo societal por meio do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta, e a livre negociação de produtos e serviços.

Nas definições gerenciais, o marketing geralmente é descrito como ‘a arte de vender produtos’. Mas, para Peter Drucker, um dos maiores teóricos da administração, ‘o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar’.

A American marketing Association oferece a seguinte definição gerencial: [A administração de] marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, produtos e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Lidar com o processo de trocas – parte dessa definição – requer uma quantidade considerável de trabalho e técnicas. Vemos a administração de marketing como a arte de escolher mercados-alvo e de captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de valor superior para eles”.

Modelo simples de comunicação interpessoal:

A comunicação é uma via de mão dupla. Envolve quem fala, quem ouve e a compreensão da mensagem apresentada. Quando há a certeza de que ela está clara para o receptor, então ela cumpriu a missão de comunicar. De outra forma seria apenas uma informação numa via de mão única.

Do latim, communicare, significa tornar comum, compartilhar.

Exemplo:

A ----> B

A <-----> B

"A" emite uma mensagem sem que "B" responda se compreendeu. (Por exemplo rádio, TV ou jornal);

"A" emite a mensagem, "B" compreende e interage com  "A" (Por exemplo: numa conversa pessoalmente ou por telefone, email, postagem de link neste blog e outros canais)
.


Veja o link do dia 18/02/2011 com mais informações sobre comunicação. 

http://talitacomunica.blogspot.com.br/2011/02/comunicacao-interpessoal-estrategias.html

No próximo encontro vamos pensar mais um pouco sobre a questão mais polêmica do dia: o marketing pessoal, entre outros pontos. 





***ATÉ LÁ, E BONS ESTUDOS***


***************************