Seguidores

Translate

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Livro: "O rádio com sotaque paulista"



Que sotaque você tem, já parou para pensar? 
E o seu rádio, que sotaque tem?

   Do professor Dr. Antonio Adami tem sotaque paulista, especialmente depois de 11 anos de pesquisa, o que resultou no seu segundo Pós-Doutorado em Comunicação. E como coroação desse trabalho, surgiu o livro, recentemente lançado em São Paulo, na Fenac de Pinheiros - "O rádio com sotaque paulista" - pauliceia radiofônica, como ele mesmo se refere à sua aventura pelas rádios do Estado.

   Sua narrativa vai desde os anos 1920, mais precisamente em 1923, com a primeira rádio do Estado de São Paulo, a Sociedade Rádio Educadora Paulista, até 1959, fechando o período de pesquisas com a Rádio Comercial de Presidente Prudente, entre outras. Já imaginou quantas surgiram nesse meio tempo? 





Capa do livro "O rádio com sotaque paulista"


   O leitor descobrirá nas 160 páginas da obra, que vai muito além de uma listagem de rádios: o livro traz histórias, fotografias, citações de personaldiaes, cópia de documentos e curiosidades engraçadas para o nosso tempo, além do relato de alguns dos profissionais da época. 

   Mesmo com o surgimento da TV, o rádio continuou com audiência fiel, sempre encantando seus ouvintes  por meio de músicas e histórias que emocionavam, programação de notícias e informações de utilidade pública. E ainda hoje continua provocando a mesma paixão, ainda que seu público tenha tantas outras atrações para o seduzir. 

   Justamente por seu poder de tocar os corações, e por ser ele mesmo, Antonio Adami, um profundo admirador deste veículo, surgiu o desejo de produzir um registro das rádios, lembrando seus fundadores, primeiros Speakers, os reis e as rainhas do rádio, e sempre que possível incluir memórias de quem participou daquela época e contribuiu para marcar a história do rádio no Brasil,  parte da nossa história.

   Seu livro, portanto, pode ser considerada uma coletânea cronológica das rádios, porém, repleta de memórias. Por meio das entrevistas que o autor realizou, das fotografias, das lembranças dos profissionais e dos artistas da época, temos hoje em mãos um material que elucida a real importância do rádio para o seu público num registro que não deixará tais lembranças se perderem no tempo. 



Prof. Dr. Antonio Adami e o "Speaker" dos anos 1930, Mario Fanucchi, no lançamento do livro, na Fnac de Pinheiros - abril/2015. 


   Memória - este é um dos pontos mais importantes de "O rádio com sotaque paulista", como cita Mário Fanucchi no prefácio, e Lúcia Santaella, na apresentação do livro, que ressalta a "voz no rádio" como diferencial desta mídia e a importância de termos em mãos sua memória, agora registrada pelo amigo Antonio Adami. 


Parabéns, professor!





  Orelha do livro, com informações sobre o autor, Antonio Adami


ESTA OBRA NÃO PODE FALTAR NA SUA ESTANTE!

-  O LIVRO PODE SER ADQUIRIDO POR AQUI, ENTRE EM CONTATO CONOSCO: talitafgodoy@gmail.com 

- DESCONTOS ESPECIAIS PARA FACULDADES, BIBLIOTECAS E LIVRARIAS!!! 


Talita Godoy
07/05/2015

@