Seguidores

Translate

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Arboretum - Botanic Garden



Há muito tempo eu não me sentia tão encantada num lugar como neste parque chamado Arboretum. Inicialmente a área era parte de uma casa de campo, de um homem extremamente rico e amante profundo da natureza.  Ele preservou o lugar, transformando-o num parque para visitação pública. Inclusive sua antiga casa ainda está lá, aberta para os interessados saberem mais sobre sua origem, sua trajetória e conquistas. Por um lapso da minha parte, não produzi este texto antes, enquanto as informações estavam frescas na memória e o folheto de informações ainda estava em minhas mãos. Mas, falha minha a parte – durante uma pausa de descanso como jornalista por formação – o mais importante é descrever o que não saiu da memória, justamente por que ainda consta no sentimento que aquele lugar trouxe à minha alma.



Por falar em encantamento, teve o visual, que é a primeira observação que faço ao chegar num lugar novo. Ele é extremamente amplo, tem vasos imensos com plantas e flores coloridas, espalhados em pontos específicos pelo caminho do visitante. O parque em si é um grande jardim bem cuidado, colorido, com muitos tons de verde e diferentes flores. Sua ornamentação é, de fato, muito agradável aos olhos. E parece não terminar, a cada volta, uma surpresa.



O segundo encantamento foi o olfativo. Plantas, flores, árvores...dão ao lugar um perfume único de ar puro, natureza viva, conservada pelo homem para nos lembrar que esse é o nosso dever, cuidar dela como se fosse o nosso maior tesouro na Terra. Não era apenas um cheiro, mas um perfume todo especial de natureza que ainda sinto quando lembro do lugar.

O terceiro modo de encantamento que senti naquele parque foi o auditivo. Um silêncio que era sinônimo de paz na alma! Ao mesmo tempo o som da natureza quebrando o silêncio, mas fazendo parte dele, compondo uma música de fundo para aquele cenário tão lindo. Podia-se ouvir o som dos pássaros, das árvores balançando suas folhas ao vento ou dos galhos se mexendo com o pulo das aves, que saltavam sorrateiramente entre as folhagens, ou mesmo de pequenos habitantes como os esquilos, que atravessavam o caminho ou brincavam nas imensas áreas de grama perto da área de descanso dos visitantes.

Um espetáculo da natureza, moldado pela mão humana. Assim podemos definir o parque Arboretum, lugar que vale muito a pena conhecer. Quem sabe um dia eu volte em plena primavera, imagina? Mesmo no inverno, dizem que a paisagem continua linda, com outro tipo de vegetação que brota só agora. Como fui conhecer o parque no verão passado e agora estamos no inverno, creio que ainda é possível planejar uma meta de visitar o parque nas quatro estações e só depois apontar qual delas é a minha preferida! Fica a dica para as minhas sisters...rs!










Informações:

Dallasarboretum.org



Agosto / 2015