Seguidores

Translate

sábado, 10 de julho de 2010

Peça "Lamartine Babo"


Músicas de Lamartine Babo emocionam público do SESC 



Chegou a hora da fogueira!
É noite de São João...
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de Balão...
Pensando no caboclo a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu coração.



 A primeira coisa que fiz ao sair do prédio do teatro foi cantarolar estes versos. Logo depois já estava fazendo uma adaptação pessoal: “meu coração ficou todo iluminado, ficou todo estrelado pintadinho de balão”... Estava me sentindo feliz!

Na peça “Lamartine Babo”, o grupo musical que está ensaiando é gentilmente interrompido por um senhor. Não satisfeito, ele vai buscar sua sobrinha para também acompanhar o ensaio, mas o entusiasmo de ambos é tanto que... Bom, vou deixar você mesmo descobrir!

Além de um repertório delicioso, a peça tem mistério, humor, e sobre tudo revela o talento de atores como a versátil Domingas Person, Rodrigo Mercadante que diverte com sua voz e graça, e a emocionada atuação de Marcos de Andrade - que poderia ter sido indicado ao prêmio Shell por melhor ator da temporada - entre os demais que encantam por sua afinação e delicadeza. 
Uma particularidade do teatro é o seu tamanho pequeno com 50 cadeiras distribuídas em apenas 03 fileiras. O palco é uma área livre junto à platéia. Quando estava me aproximando do local pude ouvir um piano, um violão, e me surpreendi ao perceber que o som era ao vivo. Embora eu soubesse que a peça era isso mesmo, eu não poderia imaginar que os atores já estariam apostos à espera do público! Me senti muito bem recepcionada, isso já causou um impacto positivo logo de cara.

Tudo muito simples, mas rico em sentimento. Acho que “tocar” é o principal objetivo, e os atores, o diretor, o autor, conseguiram isso muito bem.
Algumas músicas como “cantores do rádio”, “a e i o u”, a brincadeira de palavras que mistura o português com o inglês, as famosas marchinhas de carnaval e os hinos oficiais dos grandes clubes cariocas são pura alegria, enquanto outras como “Serra de Boa Esperança” arrepiam e até fazem chorar pela belíssima interpretação dos atores.

Uma mistura de sentimentos que não se explica, simplesmente tira os nossos pés do chão, faz o coração flutuar. A obra de Lamartine Babo consegue este feito.
Havia uma senhora sentada perto de mim que cantava junto com os atores cada uma das músicas. Ela acompanhava com palmas, se remexia toda na cadeira, parecia estar num show com o próprio Lamartine no palco! Foi divertido ver a empolgação dela, e emocionante reparar que, não raro, algumas pessoas limpavam os olhos, num discreto esforço em conter algumas lágrimas.

A platéia, pra mim, fez parte do espetáculo. Eu me emocionei muito com a peça e com a reação das pessoas. De fato, a música tem o poder de tocar os corações. Foi por isso que ao sair de lá me sentia tão leve, de coração iluminado, todo estrelado pintadinho de balão!

Eu recomendo, e o Babu também, até o momento ele viu a peça só 13 vezes!!!

Texto: Antunes Filho
Direção: Emerson Danesi
Direção Musical: Fernanda Maia (indicada ao Prêmio Shell de Teatro)
Elenco: Marcos de Andrade, Sady Medeiros, Adriano Bolshi, Natalie Pascoal, Domingas Person, Rodrigo Mercadante, Flávia Strongolli, Ivo Leme, Patrícia Rita, Leonardo Santiago e Ricardo Venturin

Espaço CPT - 7º andar / SESC - Consolação
Outras informações:  www.sescsp.org.br/sesc/prgograma

Veja a reportagem feta por Alessandra Calor para o programa Metrópolis, da TV Cultura:   http://www.tvcultura.com.br/metropolis/programas/46827


Talita Godoy
10/07/2010

*****************