Seguidores

Translate

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Talita nas horas vagas


Para começar bem o dia, algumas vezes pego um livro e vou lendo no caminho para o trabalho. Não raro devoro a leitura em pouco tempo, e então, no dia seguinte escolho ouvir música, algo como Sara Brightman ou Emerson Nogueira. Se encano em alguma ouço até furar o disco. Por isso fico feliz da vida quando descubro algo novo, um som capaz de me tirar do (meu) comum e  me fazer curtir o diferente. Deve ser por isso que fica difícil compartilhar o que gosto, quase ninguém conhece, e quando conhece, já passou, demorei e a pessoa até já descurtiu. Pois que seja.

Dos livros que gostei tem Machado de Assis (Dom Casmurro, entre outros), Edgard Morin (cabeça bem-feita), Jorge Amado (li Quincas Berro D’água esses dias, depois de ver o filme) e alguns autores mais ousados como Domenico De Masi, com o livro Ócio criativo, e Clemente Nobrega, com Supermentes. Por isso é maravilhoso estudar e pesquisar em geral, fico fascinada com as descobertas que faço e me dá um certo desespero saboroso imaginar quanta coisa está por vir. Me sinto muito aquém do conhecimento que eu gostaria de ter. Minha mente é insaciável, inquieta, mas nunca dá conta de chegar ao ponto ideal. Ele existe? Sigo em busca.

 
FILMES
Dos filmes que gosto, descobri uma única pessoa que já viu Into the wild. Ganhei o movie de um amigo que me disse: veja isso, é a sua cara, você vai gostar. O que mais me chamou atenção não é que o personagem Alex Supertramp (apelido que ele adotou) era um rapaz rebelde e bem revoltado. Que imagem aquele meu amigo fazia de mim, heim?! Talvez fosse por causa da parte em que Alex demonstra ser assim em subversão à falsidade, à hipocrisia, ao consumismo pela posição social, e que por não se conformar com nada disso resolve tomar uma atitude. Não considero das mais inteligentes ou das mais práticas, porém confesso minha vontade de fazer o mesmo: dar uma banana pra tudo e pra todos, sumir no mundo, sair dele dignamente, em contato íntimo com a natureza selvagem. E adivinhe só quem mais viu este filme? Paulinho Faria, outro rebelde sem causa!

Sideway, entre umas e outras - ainda não achei quem tenha visto, sendo assim acabo preferindo escrever como se fosse publicar uma resenha. Fiz isso outro dia, em alguma página dessas que vem junto com a conta nova de email, talvez no gmail ou no Hotmail, nem sei, devo ter esquecido a senha com tudo perdido por aí. E ficou bacana, comentei quase todos estes citados aqui. Melhor eu procurar, afinal de contas é uma produção intelectual minha... e vai que depois disso alguém se manifesta dizendo: não foi só você, eu também vi esse filme!!!

Na minha lista de filmes mais vistos estão Tomates verdes fritos, que me fez chorar como tantos outros filmes sobre amizades verdadeiras! Godfather – a trilogia do Poderoso Chefão, com a última cena inesquecível de Al Pacino brilhando como uma estrela de suma grandeza. Robert de Niro interpreta o patriarca quando jovem, que era Marlon Brando, (ou era Marcello Mastroiani?! Gosto dos dois, e sempre os confundo, como Al Pacino e Robert De Niro!) e acho incrível como ele pegou todos os trejeitos do velho padrinho Corleone. Grandes atores. Andy Garcia e Talia Shire também estão na obra. E ela, faz o par romântico de Rocky Balboa, que também vi e revi os 6 filmes com a mesma emoção. Aquela música tema é o máximo, linda e muito inspiradora. Gosto muito até da jaqueta Eyes of the Tiger! Falei pro Paulinho Faria que às vezes penso no treinador Mickey dizendo para Rocky : sem dor! E isso me estimula a continuar quando as coisas parecem difíceis, quando parece que deu o meu limite, e então me animo outra vez e consigo ir um pouco adiante.

Esses filmes de treinos são ótimos por isso, mostram a coragem e a persistência de quem quer muito vencer. Outra trilogia (dupla) que tenho e gosto muito é Star Wars. O roteiro é ótimo, a música e os efeitos, tão criativos para a época que continuarão por muito tempo encantando gerações. Eu mesma vou assistir ainda muitas vezes. Gosto de aventura, tenho Indiana Jhones do 1 ao 4, o mesmo ator que começou e brilhou em Star Wars agora em aventuras do arco da velha, acho o improvável divertido, e aquele jeito sedutor de Henry Ford, é mesmo irresistível. Isso me lembra a série 007, que admiro e vi diversas vezes, até Pierce Brosnan, mas aí perdeu a graça. Bom mesmo era com Sean Connery e Roger Moore, meus preferidos.

Perfume de mulher, O nome da rosa, Cabo do medo, Taxi Driver, Philadelphia, Nove rainhas, e alguns clássicos também estão na minha lista de preferências, como Cantando na chuva, E o vento levou, Noviça Rebelde, Casablanca;amo filmes de época: Sonho de uma noite de verão, Bonie & Clayde, Quando Nietzche chorou, Nunca diga nunca, Adorável Julia, Luthero, filmes com Os três patetas, Jerry Lews, Charlin Chaplin, Os Trapalhões. E falando neles, tem as comédias inteligentes e as bobinhas também. Por aqui sempre tem algum filme de Ben Stiler, ele é ótimo! Gosto de A inveja mata e Com a bola toda, Zoolander, Antes só do que mal casado, Quem vai ficar com Mary. Julia Roberts: seus filmes são leves e faz muito bem vê-los, como Noiva em fuga, Uma linda mulher e O casamento do meu melhor amigo. Por incrível que pareça foi uma lição pra mim este filme, me identificava muito com a personagem Juliene, por seu jeito super sem jeito com os homens, até descobrir tarde demais o quanto ela amava o seu melhor amigo! Passei por isso e foi um drama, contudo aprendi a lição... Como ela, eu também tenho um outro grande amigo para meu consolo nas horas difíceis!

PARA RIR
Uma comédia simples, que assisti recentemente e gostei, é Um casamento e um funeral, conta a história de um agente funerário usado por mafiosos para encenar a morte de um deles. Gosto de filmes com mafiosos, não sei bem por quê! Dramas também fazem minha cabeça. E quem não se encantou com Em busca da felicidade? Linda obra e bela atuação de Will Smith. Quarto do filho, wow, que história! Outras comédias românticas que sempre vejo são Don Juan de Marco, Guru do sexo, Alfe, Norbit, Natcho libre. Aprendi a gostar de alguns desses com meus sobrinhos gringos. Jamaica abaixo de zero é bobo mas é lindo, amo esse filme! Um peixe chamado Wanda me traz boas recordações... Devo citar os musicais e filmes de Dança, lindos como O fantasma da ópera, Billy Elliot, Vem dançar, Mama Mia, Hairspray, Dança comigo, Os embalos de sábado à noite -com a sensação de Jhon Travolta, sou fã desse ator; e filmes com crianças como Miss Sunshine e Pequeno milagre. Gostei muito de Jardim Secreto (só o 1, o 2 é muito sem graça), Crônicas de Narnia, Desventuras em Série, Fantástica fábrica de chocolate (tenho a primeira versão e a mais recente, com o brilhante Johnny Deep) e ainda com ele Em busca da Terra do Nunca. Filmes com a atriz Drew Barrymore de quem gosto muito do trabalho e talvez a acompanhe desde os seus cinco anos, em ET. Isso sem esquecer os filmes animais que são tantos, mas destaco A revolta dos bichos e Baby, o porquinho. Este eu vi no ônibus voltando de alguma viagem, foi legal. O único Táxi conhecido é o da Queen Latifa com a Gisele Budchen, mas eu tenho até o 4, sem elas, com histórias que se passam na França, bem divertidas e cheias de aventura sobre rodas.

Anos 80, que década divina! De volta para o futuro, Vivendo a vida loucamente, Foot Loose e os filmes com a Madona em início de carreira eram o máximo! Tenho os almanaques dos anos 70, 80 e 90, um de séries da TV e um de jogos sobre os almanaques. Quero aumentar minha coleção pois eu amo ver estes livros enormes, cheios de fotografias da época, eu deito e rolo de rir com as  lembranças que vem! Melhor nem falar da infância senão este texto ficará infinito... deixa só eu comentar que amava o sítio do Pica-pau amarelo!

PARA REFLETIR
Jornalismo em pauta? Gostei demais de Richard Gere em A caçada, grande filme. O informante, O quarto poder, O escândalo de Water Gate, e tantos outros. Recentemente assisti As loucuras do entrevistador, mas é bobinho demais. Tem os da faculdade, mas faz tempo, nem me lembro. Ano passado eu comprei no sebo um livro pequeno, chamado Kaspar Hauser  ou a fabricação da realidade. Fiquei chocada na época em que vi o filme: um rapaz vive preso  desde o nascimento por 18 anos em um quarto sem contato nenhum com outros seres humanos. Quando ele é libertado vem para fora do quarto e não sabe falar, nem se comunicar, apenas fica assustado e reage mal diante dos outros. Logo ele morre e tem o seu cérebro dissecado para estudos, assim como seu corpo todo. É horrível, mas é muito interessante no aspecto da comunicação humana. Cidadão Kane, queria ver de novo. Alguém tem por aí?!

Confesso que também já vi repetidas vezes alguns mais violentos: Kill Bill volumes I e II, Pump Fiction – tempo de violência, Fórmula 51, Jogos mortais, Sin City. Acredite, mas acho lindo O último Samurai e histórias do gênero com guerreiros e orientais, conhece Lee Mu Bai? É um bom filme. Mulher solteira procura I e II, se bem que estes são mais para suspense do que para violência. E falando em suspense, Sobre meninos e lobos, Zodíaco, Disque M para matar, Lua de Fel. Falta assistir a tantos! E as séries, então! Amo Seinfield, ninguém por aqui conhece o cara e muito menos a sua turma, eu poderia ser um deles! Dr House, Nip Tuck, os eternos Friends, Prison Break é violento e muito rápido, tem que ter estômago forte e fôlego preparado pra acompanhar cada episódio. Acho Roma incrível, os personagens são tão dissimulados, e sobre tudo tão políticos! Aposto que vivemos cercados de gente assim.

Onde trabalho, numa instituição de ensino superior, recomendamos aos alunos filmes com alguma mensagem para o campo profissional, entre eles alguns que gostei e/ou achei interessante: O incrível exército de Brancaleoni, O diabo veste Prada, Desafiando gigantes,  O clube do imperador, Meu nome é Radio, Sociedade dos Poetas mortos, Pach Adams - amor é contagioso, A vida de David Gale, e alguns livros obrigatórios como Quem mexeu no meu queijo, O monge e o executivo, Casais inteligentes enrquecem juntos, O lider servidor, Pai rico Pai pobre e tantos outros. Li todos. Tem também os filmes nacionais que gosto tanto e as séries inesquecíveis como Os Aspones, que me diverte e me faz rir até hoje com Selton Mello e sua turma.

Ah, deixei de citar tanta coisa boa que posso ter cometido vários pecados aqui. Sendo assim vou considerar este texto inacabado, sempre que me lembrar de alguma obra volto para ampliar a lista!

TEATRO
E por falar em música, livros e cinema, por que não falar em teatro? Se bem que com estes eu escancarei, todo mundo sabe das minhas grandes paixões! Começando por Hipóteses para o amor e a verdade, foi dali em diante que minha mente passou a ficar mais aberta, mais sensível, se é que isso é coisa pra mente, mas me influenciou muito e o texto do blog sobre ela fez o maior sucesso! Qualquer dia vou explicar o motivo disso, tem a ver com quebra de preconceitos. A peça rendeu também um amigo muito querido, o citadíssimo em quase tudo o que escrevo, Paulinho Faria. Eu e meus amigos (entre eles Manu, Babu, Leandro e Dani Vanessa)tivemos a honra de prestigiá-lo no seu monólogo, O homem com a bala na mão. Ele esteve no Teatrokê na mesma ocasião que eu e conhecemos o Toninho, que fez o cenário de lá. Aproveitando a ocasião, ele encomendou um determinado objeto cenográfico para as próximas apresentações do monólogo, e o tal objeto está comigo! Uma longa história, mas que não convém contar... Tem coisas que a gente guarda bem direitinho pra ninguém saber mesmo, ao menos eu sou assim. Misteriosa. Até acho um milagre escrever isso, pois não é muito lá a minha cara... Mas continuando, depois teve Lamartine Babo, Policarpo Quaresma, ambos do diretor Antunes Filho, Teatrokê e Tape, com o ator Pedro Guilherme.

Alguns atores destes espetáculos foram pro meu Orkut, leram o que escrevi sobre o trabalho deles no Blog, comentaram lá mesmo ou por email. Mantivemos contato. Os mais recentes, como alguns sabem, conheci no Sarau do Teatro do Centro da Terra, também do Ricardo Karman, Paulo Netho, que eu já tinha visto no Sesc Pompéia e o mais novinho por aqui, Cauê Procópio. Foram dele as músicas que me fizeram virar o botão e sintonizar na estação do myspace, onde achei suas músicas super diferentes do meu repertório. Quer ouvir um pouco? Acesse www.myspace.com/caueprocopio e divirta-se!!!

Pois bem, parece que fiz um balanço desses últimos 5 meses, e o saldo foi super positivo. Foi uma experiência incrível, me trouxe muitas alegrias manter o Blog até aqui. A idéia veio do curso de Escrita Literária, que fiz com o professor Guilherme Azevedo, postei o convite dele aqui. De uns tempos para cá eu mando os mais intererssantes para ele, e olha só quanta honra a minha, alguns ele publica no seu site,  http://www.jornalirismo.com.br/ 

Viu como a vida é bela? Esqueci de citar este filme! Aproveito para agradecer pelos comentários postados, tanto de amigos, como de atores e até de desconhecidos, seja no blog, ou no site Jornalirismo, por email, Orkut ou diretamente a mim. É uma honra servi-los com meus textos. Parece que assumi de vez minha missão na vida: aprender e servir.


Segue uma trilha sonora para este texto...
Brincando na nascente, do compositor Cauê Procópio

 Brincando na Nascente de Cauê Procópio



Talita Godoy
06/10/2010


************************************