Seguidores

Translate

domingo, 28 de novembro de 2010

25/11 - Dia do doador de sangue







Quanta burocracia! E depois reclamam que faltam doadores... Quinta-feira passada estive no Homocentro da Santa Casa e ai... Misericórdia! Fui rejeitada pela segunda vez no ano. Fora os amores, que ainda não engrenaram, agora foi a doação de sangue que não deu certo. Rejeição traumatiza!

Motivo? Nas duas vezes foi o peso. Na primeira, em outra instituição, eu não fui informada que o mínimo era 55 quilos, olhei o site como sempre faço, mas não bati os olhos nesta infrmação. E na segunda, agora mais experiente, olhei qual o peso mínimo e era 50, como estava escrito lá. Pensei: dessa ve eu passo! Achei que estava com 53 ou 52... chegando lá, subi na balança, a enfermeira me fez tirar os sapatos, e deu 50, em cima. Ela me levou à sala da médica que não me autorizou. Explicou que não poderia, pois descontando o peso das roupas eu pesava menos de 50 quilos. Só não soube me dizer por que no site esse detalhe não é colocado.

Quando questionei que na balança das farmácias esse nunca era o meu peso, ela deu um sorriso meio de lado, meio de canto, dizendo que aquela era precisa. isso me fez pensar que as demais não são! Até faz sentido, e neste caso, como eu sou ingênua..

Em cada situação eu estava acompanhada por um amigo. Ambos foram rejeitados também... um porque transou com toda a mulherada do pedaço no período de um ano (falei que era um putão...rs) e o outro porque estava gripado e tomou aspirina no dia anterior. Disso eu sabia pois estas  instruções estão claras no site do Homocentro.

Para aproveitar a ida, parei no balcão de infromações e perguntei se pelo menos as plaquetas eu poderia doar: não! As regras são as mesmas. E me cadastrar para doação de medulas, eu posso? Ufa, para alguma serventia eu presto! Preenchi o cadastro, colheram uma amostra de sangue e se algum paciente for compatível comigo, serei a honrada doadora de medula.

Pelo que li, a medula ócea se localiza no centro dos ossos, perto da região lombar. Nela acontece a produção do sangue, plaquetas e glóbulos. Sem eles não há condições de vida, porém algumas doenças impedem este processo fazendo com que o paciente necessite da doação de medula. Existe 25% de chance de uma pessoa ser compatível com seus irmãos legítimos, e uma porcentagem mínima de ser compatível com um doador desconhecido. Para fazer este cruzamento de informações foi criado um cadastro geral.

Sinceramente eu ficaria muito honrada se isso desse certo. Seria como salvar uma vida. O mesmo para as plaquetas e para a doação de sangue, tão simples para quem pesa mais de uns 52 quilos. Estranho é que já doei outras vezes e não era mais pesada do que agora. Vai ver bateu uma blitz do Ministério da Saúde por lá!

Fico incomodada quando as coisas não dão ceto, seja o que for. Mas entendo. Ou não? Queria doar porque considero romântico isso. No mínimo poético. E extramente sério para quem está num leito de hospital tendo sua vida dependendo de uma doação.

No fundo acho dramático. Eu, que não gosto de depender de ninguém para nada, imagino a agonia que deve ser essa espera. queria fazer um exercício de altruísmo, que não me custaria nada e que será um prazer, apesar do incômodo de doar a medula (que pode não ser algo agradável dependendo do método aplicado), mas que não se pode comparar com o benefício para quem recebe. Talvez por isso o apelo seja para o gesto de amor.

Quiçá dessa vez dê tudo certo, assim o que seria uma experiência comum já vivida antes, terá me dado a oportunidade de tentar algo inédito. Isso também muito me agrada!

Este foi o meu dia do doador, quinta-feira, 25 de novembro. Não doei, mas me cadastrei... só de raiva...rsrsrs



Para sanar sua curiosidade sobre doação de Sangue, Plaquetas e Medulas, acesse os seguintes sites:







Talita Godoy
28/11/2010



********