Título da Dissertação:
Revista
Realidade:
Representações
da sociedade na mídia impressa brasileira em 1966/1967 - tempos de transformações
políticas e socioculturais
REFERÊNCIAS
ALTMAN, Fabio. A revista Censurada: A apreensão da Realidade de janeiro de 1967 –
surpreendente porque o AI-5 ainda não vigorava. Disponível em < http://veja.abril.com.br/especiais/mulher/revista-censurada-p-012.html > Acesso em 13/06/2012.
BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica
midiática. São Paulo: Paulus, 2006.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Enunciação e construção do sentido. IN:
FIGARO, Roseli (org.). Comunicação e Análise do Discurso. São Paulo: Contexto,
2012.
BUITONI,
Dulcília Helena Schroeder. Mulher de
Papel: a representação da mulher na imprensa feminina brasileira. São Paulo: Summus,
2009.
CIVITA,
Roberto. Uma revista contra os tabus. Disponível
em <HTTP://bravoonline.abril.com.br/conteudo/literatura/revista-tabus-621762.shtml> Acesso em
05/06/2011.
FARO,
José Salvador. Revista Realidade,
1966-1968: tempo da reportagem na imprensa brasileira. Canoas: Ed. Da ULBRA / AGE, 1999.
FERREIRA,
Maria Helena. Técnicas de Reportagem:
notas sobre a narrativa jornalística.
Rio de Janeiro: Summus Editorial, 1986.
FOUCAULT,
Michel. História da sexualidade I: A
vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
___________.
A ordem do discurso. 20 ed. São
Paulo: Edições Loyola, 2010.
___________.
Vigiar e Punir: nascimento da prisão.
21 ed. São Paulo: Editora Vozes, 1999.
LAGE,
Nilson. A reportagem: teoria e técnica
de entrevista e pesquisa jornalística. 5 ed. Rio de Janeiro, Record, 2005.
LIMA,
Eduardo Pereira. Páginas
ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura.
São Paulo: Ed. Malone, 2009.
MAIA,
Monica. Realidade – a que a censura
destruiu. Revista de Comunicação.
São Paulo, 18 de out. 1989. Disponível em < http://www.revcom.com.br/rc/rc0.asp
> Acesso em 06/01/2011.
MARTÍN-BARBERO,
Jesús. Dos meios às mediações:
comunicação, cultura e hegemonia. Rio
de Janeiro: UFRJ, 2001.
_______________,
América Latina e os anos recentes: o
estudo da recepção em comunicação social. IN: SOUSA, Mauro Wilton de
(org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995. Pág.
39 – 68.
MEDINA,
Cremilda. Notícia: um produto à venda. São
Paulo: Editora Summus, 1988.
MELO,
José Marques de. Teoria do Jornalismo:
identidades brasileiras. São Paulo, 2006, Paulus.
MENDES
E SCHWARTZMANN. Cartas na mídia
impressa: uma prática semiótica entre leitores e editores. Disponível
em < http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/gescom/dcmnts_gescom/semiotica_e_midia_ebook.pdf#page=115> acesso em
04/02/2013.
MENDONÇA,
Nadir Domingues. 21 de abril de 1960:
Nasce Brasília, a nova capital do Brasil. São Paulo: Companhia Editora
Nacional: Lazuli Editora, 2007.
MORAES,
Letícia Nunes. Cartas ao Editor: Leituras da Revista Realidade (1966-1968). São
Paulo: Palameda, 2007.
MOTA,
Nelson. Noites Tropicais – solos,
improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000.
NAPOLITANO,
Marcos. Cultura brasileira: utopia e
massificação (1950 – 1980). São
Paulo: contexto, 2006.
ORTIZ,
Renato. A moderna tradição brasileira:
cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense,1988.
RIBEIRO,
José Hamilton; MARÃO, José Carlos. Realidade
Re-vista. São Paulo: Editora Realejo, 2010.
PRIORI,
Mary Del. Histórias íntimas: sexualidade
e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil,
2011.
RONSINI,
Veneza. A perspectiva das mediações de
Jesús Martin-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de
recepção). In: GT12 “Recepção,
usos e Consumo Midiático”, do XIX Compós, disponível em HTTP://compos.com.puc.rio.br/gt12_veneza_ronsini.pdf>
Consultado em 26/11/2011.
SANTAELLA,
Lúcia. Cultura Midiática. In: Mídia,
cultura, Comunicação. Organizadores: BALOGH, Anna Maria; ADAMI, Antonio, ET
AL. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
SODRÉ,
Muniz: FERRARI, Maria Helena. Técnica de
Reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo, Summus, 1986.
VICCHIATI,
Carlos Alberto. Jornalismo: comunicação,
literatura e compromisso social. São Paulo: Paulus, 2005.
VILLAS
BOAS, Sérgio. O estilo magazine – o
texto em revista. Rio de Janeiro: Editora Summus, 1996.
WOLF,
Tom. Radical chique e o novo jornalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.