Seguidores

Translate

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

QUINTA: TAPE


  Quando alguém me conta que tem amigos do tempo da escola, acho interessante. O contato que mantenho com os meus se resume ao santo Orkut! Bem que eu gostaria que fosse diferente, mas como se diz, são coisas da vida. Sem contar esses, posso listar outros tantos amigos de longa data, amizades verdadeiras, sinceras e que ainda vão durar muito.

Caberia aqui questionar o que é realmente amizade, mas essa seria uma questão para um outro texto. Porém, foi neste tema que pensei ao ler a sinopse da peça Tape. A história narra os acontecimentos quando, após 10 anos, três amigos de escola se reencontram. Ao assistir a peça, percebi que o foco não é a amizade, é a chantagem feita por Vince que, numa atitude traidora, grava em cassete a confissão de Jhon a respeito de Amme.

Os dois estão sozinhos num quarto de hotel, onde muitas outras confissões vem à tona, e com elas se manifestam sentimentos, ressentimentos, sonhos, frustrações, inveja e muito ciúme. Talvez tenha sido este último citado a chave da tremenda saia-justa em que Vince coloca Jhon, que fica ainda mais complicada quando chega Amme, com uma  surpreendente reação, a qual Vince jamais poderia esperar. Por causa deste momento da peça, TAPE se torna um espetáculo tão interessante, em que se pode esperar pela surpresa no seu desfecho: nada mais é previsto.

O texto é muito bem escrito dando à trama momentos de comédia, drama e tensão, encenados por atores cuja competência deixou tudo na medida exata. Marcelo é Vincent, um malandro que nem pensa em mudar de vida; Pedro Guilherme é Jhon, um cara todo certinho que deu uma tremenda mancada no passado; e Carolina é Amme, que surge loira, magra, linda e inteligente, ao contrário do que Vince imaginava!

A sintonia estabelecida entre os atores deu a liga ideal para quem assiste à peça viver junto com os personagens cada momento daquele crucial acerto de contas.

Quem precisa de amigos assim? Talvez seja melhor nem tê-los por perto! Você mesmo pode avaliar esta relação do trio no espaço do Satyros 1 até o final de setembro, onde por enquanto toda quinta é dia de TAPE. Segue vídeo abaixo.



Texto: Stephen Belber
Direção: Mário Bortolotto
Elenco: Pedro Guilherme, Marcelo Selingardi e Carolina Manica
Onde: Satyros 1 – Rua Franklin Roosevelt, 214 Tel: 32586345
Temporada: Até 30 de setembro, sempre às 21h.