Seguidores

Translate

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Blog ANO VI - Parte II (05/09/2010)


Convite a ouvir o silêncio (CALLATE!)



Feriado é uma delícia para quem mora em São Paulo, numa rua movimentada. A primeira coisa que noto é o silêncio que reina. E naquele fim de semana prolongado, aproveitei para ler, revi alguns estudos que fiz, um deles: o equilíbrio entre falar e ouvir. Faço um convite a esta breve reflexão.

Um dos primeiros segredos da comunicação é saber escutar. Ouvir o outro proporciona a descoberta daquilo que ele pensa, o que sente, seus desejos, seus valores, permite identificar qual é a sua linguagem. Não adianta falar japonês com quem só entende português, mas às vezes é o que fazemos! A fala expressa idéia, pensamentos, sendo preciso que se faça um silêncio interior para que eles se formem, possam amadurecer, sofram mudanças, melhorem.

Ao se observar duas pessoas envolvidas numa calorosa discussão sobre certo assunto, é possível notar que a reação de um é armar-se com palavras que serão usadas primeiramente para se defender, depois para atacar, enquanto o outro busca em seu repertório palavras para retrucar, rejeitar, e tudo isso sem o menor intervalo entre as falas. Depois que percebi isso achei tão estranho – para não dizer feio - que até parei de discutir!

Num diálogo assim falta a pausa que dá o tempo necessário para uma leve reflexão, análise da informação recebida para verificação e assimilação das idéias apresentadas pelo outro. Com a propriedade de quem pensou antes de interagir é possível chegar a resultados eficientes e relevantes dentro de um processo de comunicação.

Saber ouvir é uma das técnicas de comunicação mais desafiantes e das mais ignoradas. A eficiência da comunicação é melhorada ou dificultada conforme a capacidade que se tem para ouvir: por este simples ato se pode detectar a idéia central; controlar as emoções; avaliar a mensagem recebida. E automaticamente é possível ouvir a si mesmo em conversas internas - a própria compreensão se expande. Vale a pena arranjar tempo para isso ou não vale?

Por outro lado algumas pessoas se retraem para falar por pensarem que ninguém as ouvirá, que falar seria um desperdício de tempo e energia. Este se sente desrespeitado, invisível. Ouvir é um ato de respeito e de valorização. Não ouvir o outro dificulta o exercício de ouvir a si mesmo. Julgamentos e preconceitos também impedem um indivíduo de ouvir o outro, mas ouvir sem resistência desperta a atenção e facilita a reflexão. Ouvir o outro, ouvir o silêncio, ouvir a si mesmo.

E refletir é devolver uma imagem, pensar cuidadosamente e criar condições para a comunicação se estabelecer de maneira eficaz. Um bom exercício para se aprender a ouvir é analisar qual é o seu relacionamento pessoal com o silêncio, perceber quando ele é confortável ou desconfortável e o que o torna assim. Reflexões deste tipo podem trazer um novo valor ao ato de ouvir. O silêncio se escuta. Callate!




              


Foto: Paz em Louiswille Lake Tx - EUA


Talita Godoy
05/09/2010