Seguidores

Translate

terça-feira, 31 de maio de 2011

BLOG - ano 01



Um ano de BLOG talitacomunica... 
boas lembranças em boas histórias!!!   


    
Enquanto escrevo ouço Tango para Tereza, desta vez na voz inconfundível de Ney Matogrosso. Mas a saudade que me dá é a mesma. Saudades daquele tempo! Não tão distante assim, falo de alguns poucos meses atrás em que ouvi dona Terezinha cantando à capela com uma voz que inundou meu coração. 

Ela ainda perguntou: qual você quer ouvir, Fascinação? A outra, eu disse. O nome havia me escapado na hora, mas ela sabia qual. Uma melancolia tão envolvente que me fez arrepiar. Era "Tango para Tereza". Quase chorei! Ela era assim, pura emoção. O mundo perdeu uma grande artista, mas quem sente sua falta? Eu sinto, ainda mais porque tive a chance de conhecê-la naquela mesma tarde, seu último dia de vida. Agora são só lembranças, memórias. E o que há de mais importante na vida, senão momentos que marcam e evocam nossas emoções? 

Há um ano decidi escrever e publicar num Blog. Estou aprendendo, ainda. O exercício é incrível. Incentiva ao registro de situações diferentes, experiências provocantes, recordações que mereciam durar mais do que eu. Ou mesmo textos chatos, técnicos, explicativos, complicados, e agora cismei de escrever sobre minhas aulas do mestrado.

Aluna nova, sabe como é, empolgação de principiante! Que seja, quero aproveitar ao máximo, esse é o meu jeito de curtir o momento.


O BLOG

Tenho até uma pequena galeria de textos prediletos: o próprio Tango para Tereza, as críticas sobre teatro, como das peças Policarpo Quaresma, Hipóteses para o amor e a verdade, Lamartine Babo e os mais antigos, sobre a Pinacoteca, ainda mais antigo sobre a rua onde moro e aquele que inspirou a criação do Blog, sobre o Museu do Futebol. Tem os publicados no site Jornalirismo, que honra! Sobre o silêncio, sobre a Bienal do livro, Relacionamentos Digitais e mais alguns. Escrever é uma delícia, um momento mágico!

Sinto o mesmo em relação à leitura. Lendo eu aprendo, e isso pode ser bem emocionante! A cada leitura percebo o quanto estou longe de saber o que deveria, ou o quanto eu gostaria de saber. Mas o caminho é este, o da descoberta! Cada autor antes desconhecido é uma verdadeira revelação. Idéias, teorias, pontos de vista, mistérios desvendados, ou não. Complexidade, euforia, desespero, fome, alimento para a alma.  Que sorte a vida me deu. Busquei com muita fé, vontade e dedicação. Valeu o esforço, o prazer de chegar lá é incontestável. Único. E este é só o começo de uma nova jornada.


A VIDA

Um brinde à vida! Um ano de vitórias que eu não tinha alcançado antes, a hora era agora. Um ano de decisões importantes, e sobre tudo de atitudes que comprovam minha nada pequena e frágil resiliência, que de tão teimosa me faz um gigante nos momentos certos com a capacidade que algo tem de se regenerar após certa deformação. 

Digo isso pois em 2009 perdi um emprego onde eu tinha amigos queridos dos quais sinto falta pela convivência tão gostosa que tínhamos, e dois meses depois passei pela pior dor do mundo: a privação da companhia, do amor e das orações da minha mãe por mim. Ela faleceu em novembro daquele ano. Chorei, sofri, senti e ainda sinto muito, contudo parece que mesmo com as perdas adquiri forças...
Foi aí que resolvi repensar a vida, reconstruir a base. Viagem de férias ao exterior, na volta a entrega da monografia para concluir a pós-graduação -  sonho antigo que se realizou em 2010 -  emprego novo numa faculdade, e eu ali, meio sem graça da vida, mas disposta a ser feliz. Depois veio outra pós e finalmente o sonho maior, que de tão grande e difícil de acontecer eu nem me atrevia a encarar. O primeiro obstáculo, fui eu mesma. Até que então criei coragem, fui em frente e alcancei o prêmio.


O MESTRADO

Consegui passar no processo seletivo do Mestrado em comunicação. E dois ou três meses depois tô eu lá, no grupo de pesquisa, na equipe de produção de congresso internacional, participando de seminários, palestras, classes selecionadas com professores excelentes. As professoras doutoras Carla e Bárbara são as primeiras, toda reverência à elas... monstras...rs!!!

Às vezes eu fico olhando pra elas enquanto falam e até viajo, penso que é um sonho estar ali. Quanta gente gostaria de ter aquele lugar?! Mas é meu, a vida reservou esta alegria a mim. Que honra, meu caro! Que honra... Que lindo mundo novo!

Outros sonhos virão, projetos, publicações etc. Contudo, pretendo manter "pelo menos" o jeito apaixonado por aprender, pelos amigos e pelo Blog, agora com um ano completo em maio 2011! Que venham histórias, mistérios, visões, movimento, novidades e leitores!



Talita Godoy
Maio / 2011  




*******************